Sudoeste Festeja 21º Aniversário Com Forte Aposta No Campismo

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Ao longo das duas últimas décadas o Festival Sudoeste e a Herdade da Casa Branca na Zambujeira do Mar tornaram-se na semana de férias preferida e mais procurada por muitos jovens e não só, afinal, alia praia, campismo, música, diversão, convívio e tudo a um preço muito acessível, e foi com isto em mente que a Produtora Música No Coração preparou um programa muito especial e diferente para a edição de 2017.   

O festival decorre de 1 a 5 de agosto, mas o campismo abre antes e encerra depois, num total de 9 dias seguidos( entre 29 de julho e 6 de agosto, às 20h00), durante os quais não vai faltar animação e muitas novidades.

Entre as novidades deste ano destaque para uma maior área de campismo, com melhores áreas de estar, lazer e entretenimento, e em que se vai destacar a Vila Santa Casa, um palco montado numa tenda de circo, em pleno campismo, dedicado às artes performativas e visuais, e na ligação com o espaço natural através da expressão criativa, envolvendo a comunidade local e os festivaleiros.

A programação deste espaço vai estar a cargo do Canal 180, que vai apresentar várias peças e intervenções e ainda workshops; e do Teatro Vão, que vai trazer alguns espetáculos diferentes, de influência circense e outros experimentais e ainda concertos com ligação às comunidades locais e ao Cante Alentejano.

A programação passará por três vertentes: Performances com curadoria de Mónica Talina, que apresenta os grupos Erva Daninha e Teatro do Vão; Oficinas e Instalações, cujos resultados práticos vão poder ver-se diariamente enquadrados no ambiente do Festival.

Outra novidade para o campismo vai ser o reforço da presença da LG, com a sua habitual lavandaria Cool Spot, e que “Este ano vai contar com uma zona de Gaming, ecrãs Ultra White, Djs, refrescos, para além de uma mesa com carregadores para os telemóveis, tudo para fazer os festivaleiros sentirem-se em casa e estarem entretidos enquanto a sua roupa lava e seca”, revelou ao C&H Catarina Barroso Marketing Manager da LG Electronics.

Na zona do Canal foi duplicada a área pavimentada das margens, servindo assim de praia fluvial durante o Festival, vai haver uma nova zona  – o PATiO Somersby, vão haver cacifos e bicicletas de aluguer com a Drop.me; a Cafetaria Bagga vai voltar a servir pequenos almoços; e ainda um serviço de Car Camping (este permite aos festivaleiros estacionarem a caravana ou o carro junto à sua tenda, com WCs e ponto de energia e água comuns. O passe Car Camping é vendido separadamente do bilhete de acesso de cada pessoa ao Festival) disponível online e nos locais habituais; vão haver vários pontos de carregamento de telemóveis por toda a área e vão decorrer várias acções de sensibilização para o Cancro da Pele e Testes de Alcoolemia. Mantêm-se os Chuveiros Axe, a Cozinha Comunitária Teka, e o Continente Online.

No recinto as maiores novidades registam-se ao nível logístico. O palco Super Bock foi ampliado para albergar a Noite de Receção ao Campista, cuja programação vai ser assegurada pela Mega Hits, e também a cobertura wifi foi reforçada (vai estar disponível em cerca de 15 hectares); e os festivaleiros poderão também recorrer ao Chat Bot – M2SW – primeiro assistente virtual de um festival em Portugal que, recorrendo ao Messenger do Facebook, possibilitará aos festivaleiros esclarecerem todas as dúvidas, desde o que levar, o que não levar, horários dos concertos, entre outras.

Durante a noite, e no recinto do festival a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai também marcar presença com o Espaço Criança, este ano com um palco, assegurando a supervisão com animadores e voluntários da instituição que recebem crianças dos 6 aos 12 anos para que se possam divertir enquanto os pais assistem aos concertos.

O cartaz desta 21ª edição já está bem composto e inclui os nomes do Dj Martin Garrix, The Chainsmokers, Lil Wayne em estreia em Portugal, Dua Lipa, Mac Miller, April Ivy,  os DJs Marshmello e Afrojack, Jamiroquai, Matias Damásio, entre tantos outros. O Palco LG vai apostar em grandes talentos da nova música nacional, bandas inovadoras, e os vencedores do concurso de escolas. O Palco Moche X Spot leva ao MEO Sudoeste as maiores festas da noite pela mão da equipa do Festival Village.

Cartaz Já Anunciado

Campismo

  29 de julho 30 de julho 31 de julho 1 de agosto / Noite de Receção ao Campista by Mega Hits
Palco Super Bock (campismo) KRASH (Henri Josh & Katorz)
Gin Party Soundsystem
DJ Half Meter
Afro Brothers
Noite MEO Music com Paulo Jorge
DJ Kalash
Overule
DJ Ride
Warm-up Mega Hits
Vila Santa Casa (campismo)  Gonçalo Condeixa, Canal180 / Diogo Aguiar Studio,
Os Açordas
 Gonçalo Condeixa, Canal180 / Diogo Aguiar Studio,
Os Açordas
 Gonçalo Condeixa, Canal180 / Diogo Aguiar Studio,
Os Açordas
 Gonçalo Condeixa, Canal180 / Diogo Aguiar Studio,
Os Açordas

Festival

2 de Agosto 3 de Agosto 4 de Agosto 5 de Agosto
Palco MEO The Chainsmokers, Mac Miller, Richie Campbell, Matias Damásio DJ Snake, Marshmello, Two Door Cinema Club, Mishlawi Martin Garrix, Lil Wayne, Dua Lipa, Crystal Fighters Afrojack, Jamiroquai, Dengaz, April Ivy
Palco MOCHE X Spot / Noite Swag On Liga Knock Out, Piruka, Andrezo, Jêpê,
Hype Myke, A-Gold, Cri$e
Liga Knock Out, Malabá, ProfJam,
Leandro 300, Putzgrilla (Favela Rave)
Curadoria Orelha Negra com Kappa Jotta, Think Music Experience, Supa Squad, Wet Bed Gang, Bispo, DJ Stickup, DJ Big, Sensi; Karetus Liga Knock Out, Saídos da Casca, Van Breda, Stereossauro, Dimitri Vangelis & Wyman
Palco LG Plutonio, Calema MGDRV, Isaura GROGNation, Valas Sebastián Yatra, Mika Mendes
Vila Santa Casa (campismo) Canal180 / João Samina, Orquestra de Paus e Cordas; Mónica Talina / Erva Saninha; Os Açordas Canal180 / João Samina, Orquestra de Paus e Cordas; Mónica Talina / Teatro do Vão; Os Açordas Canal180 / João Samina, Orquestra de Paus e Cordas; Os Açordas  Canal180 / João Samina, Orquestra de Paus e Cordas; Os Açordas

De referir ainda que a estação da CP de Santa Clara – Sabóia, a 20 minutos do recinto, vai estar outra vez a funcionar, podendo os festivaleiros sair do comboio e depois apanhar um autocarro ou táxi para o festival.

Os bilhetes já se encontram à venda online e nos locais habituais, com várias modalidades, dentro e fora de Portugal, como em Espanha, França, Inglaterra e Alemanha: O bilhete diário custa 48 euros, o passe de 5 dias custa 105 euros, o Pack Tribo (5 passes de 5 dias) custa 375 euros; o XBus – Inclui transporte, bilhete e campismo, e custa 140 euros; o Car Camping Diário custa 30 euros. O bilhete conjunto MEO Sudoeste + Sumol Summer Fest custa 120 euros. De referir que o Fã Pack FNAC já se encontra esgotado.

Artigo anteriorThe Gift Fecham O Cartaz Do SBSR De 2017
Próximo artigoSalvador Sobral Ao Vivo Em Lisboa E Porto Em Julho

Leave a Reply