Teatro Aberto Apresenta Tempestade Ainda De Peter Handke

O Teatro Aberto, em Lisboa, apresenta a peça Tempestade Ainda, de Peter Handke, numa versão de João Lourenço (encenação) e Vera San Payo de Lemos (dramaturgia), com interpretações de Carolina Picoito Pinto, Crista Alfaiate, João Pedro Vaz, Luís Barros, Manuel Sá Pessoa, Mia Henriques, Sérgio Praia e Susana Arrais.

O escritor Peter Handke regressa às suas raízes, na região montanhosa da Caríntia, na Áustria meridional, na região dominada pela língua alemã onde o escritor nasceu, em dezembro de 1942, para narrar a história dos seus antepassados eslovenos no tempo da Segunda Guerra Mundial.
Os familiares do seu lado materno, o avô, a avó, a mãe, a irmã e os três irmãos da mãe, vêm ao seu encontro e contam-lhe a opressão que sofreram sob o domínio nazi, a proibição de falarem a sua língua materna, o esloveno, a obrigação de partirem para a guerra com o uniforme alemão e a resistência feita pelas brigadas partisans nas montanhas.
Ao misturar factos com recordações e ficção, o escritor, que foi Prémio Nobel da Literatura em 2019, homenageia os seus ascendentes, carregando para o palco acontecimentos que foram esquecidos ou ofuscados pelos livros de História.
O título “Tempestade ainda” (“Immer noch Sturm”, no original) tem origem na didascália (indicação) “Storm still” usada por Shakespeare na abertura da segunda cena do terceiro ato de “Rei Lear”, uma peça de que Handke traduziu sequências para a produção do encenador e realizador suíço Luc Bondy, estreada em Viena em 2007.

“Tempestade ainda” vai estar em cena na sala Azul do Teatro Aberto, em Lisboa, até março de 2024, com récitas à quarta e quinta-feira, às 19h00, à sexta-feira e sábado, às 21h30, e, ao domingo, às 16h00.

Os bilhetes estão à venda no local e online e custam 17 euros.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorSérgio & Os Assessores Apresentam Ao Vivo Liberdade25
Próximo artigoPorta Dos Fundos: Devaneios Filosóficos E Improvisação Hilariante No Palco Da Aula Magna

Leave a Reply