Teatro Do Bairro Apresenta Tom Vinagre De Caryl Churchill

Pela primeira vez em Portugal apresenta-se a peça Tom Vinagre, de Caryl Churchill, para ver até 26 de novembro de 2023, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

Escrita em 1976, a peça Tom Vinagre é a resposta irónica da autora britânica ao ambiente de medo, suspeição e opressão disseminado ao longo de séculos por uma sociedade patriarcal que domestica os corpos. Declaradamente feminista, a peça usa o ambiente de caça às bruxas na Inglaterra da Idade Média, para falar sobre questões com as quais as mulheres, ainda hoje, se deparam. O comportamento social esperado das mulheres, o aborto, a histeria, os problemas matrimoniais, a falta de liberdade de expressão, a menstruação, a menopausa e a velhice são temas recorrentes na peça da dramaturga feminista.

Um casal de agricultores vive uma sucessão de infortúnios: a morte de animais, desaires na leitaria, a impotência de Jack, as dores de Margery. Considerando que Deus não castiga pessoas de bem, Jack e Margery optam por acusar as suas vizinhas Joan, uma mulher viúva, e Alice, sua filha, de todos os males que ocorrem na comunidade. O medo das mulheres que vivem fora dos códigos morais intensifica-se, quando chega à aldeia um famoso caçador de bruxas.

Com encenação de Carolina Serrão, a partir da tradução de Vera Palos, a peça conta com um elenco exclusivamente feminino de 5 jovens atrizes para dar vida às 14 personagens criadas por Caryl Churchill (Catarina Marques Lima, Diana Narciso, Lúcia Pires, Márcia Cardoso e Mariana Branco) e, ainda, com a música original ao vivo do artista de música electrónica Salbany.

A peça pode ser vista de quarta-feira a sexta-feira, às 21h30 e sábados e domingos, às 18h00, até dia 26 de novembro.

No dia 15 de novembro, haverá uma sessão com interpretação de língua gestual portuguesa e dia 23 de novembro uma sessão legendada em inglês.

No dia 19 de novembro, a partir das 15h00, haverá um programa paralelo: “Corpos (In) Submissos-Conversa sobre Feminismo” (com convidados a anunciar).

Os bilhetes estão à venda online e nos pontos de venda aderentes, com um custo de 12 euros, havendo também bilhetes a preços especiais.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorThe Smashing Pumpkins E Khruangbin Atuam No Alive 2024
Próximo artigo17ª Edição Do LEFFEST Decorre Em Lisboa Até 19 De Novembro

Leave a Reply