Teatro Municipal Do Porto Estreia Várias Peças Em Março Em Que Se Destaca A Resiliência E A Liberdade

No mês de março, o terceiro Make Trouble da temporada ocupa o Campo Alegre, nos dias 15 e 16 de março, e propõe, em estreia, Belonging / E di / Pertenencia / Zugehörigkeit / Pertença / ? de Raquel André, e This is Not a Dance de Nastaran Razawi Khorasani & Theater Rotterdam.

A primeira, convida a uma viagem por possíveis encontros ao sentimento de pertença, um espetáculo de cinema com música ao vivo, onde as tentativas de captura do sentimento de pertença são formas poéticas de contar a história pessoal de alguém. Ambas as sessões terão interpretação em língua gestual portuguesa, audiodescrição e legendagem descritiva.

A segunda, This is Not a Dance, trata-se de um espetáculo que lida com a censura visto que, no Irão, a dança é oficialmente proibida desde o início da Revolução Islâmica. O que pode ser mostrado, o que deve permanecer escondido? À medida que a música e as luzes se aproximam do frenesim, Nastaran Razawi Khorasani tenta manter o seu corpo dançante sob controlo, com a ajuda de coreógrafos e bailarinos que vivem no Irão.

A 22 e 23 estreia em Portugal The Dan Daw Show, no Auditório do Campo Alegre, às 19h30. Depois de ter passado a vida a ser uma inspiração para outros, Dan Daw apropria-se da bela confusão que abarca tudo o que ele é e liberta-se de quem foi, para dar lugar a quem quer ser. Acompanhado pelo intérprete e colaborador Christopher Owen, num serão íntimo de jogo, Dan Daw recupera o poder ao ser dominado nos seus próprios termos.
The Dan Daw Show espreita a atração e repulsão reluzente e suada de viver com vergonha ao mesmo tempo que se transborda de orgulho. Trata-se de um espetáculo sobre cuidado, intimidade e resiliência, sobre abrir mão e reclamar-se a si mesmo.

Também a 22 de março, no Understage, em parceria com a Lovers&Lollypops, os DEAFKIDS apresentam o último registo Ritmos do Colapso onde se inspiram no clima distópico inaugurado pelo contexto pandémico. Música urgente, do zeitgeist atual, para tempos de colapso da “democracia”, da justiça, da verdade, da realidade e do sistema nervoso.

DESCANSAR, de Raquel S. / Noitarder, é apresentado no Pequeno Auditório do Rivoli dias 27 e 28, às 19h30, ambas as sessões com interpretação em língua gestual portuguesa. A peça parte dos cemitérios: lugares de homenagem, mas também de leitura das diferenças sociais, políticas, económicas, de género, entre outras.

Para a dramaturga, o cemitério é um lugar de cruzamento e tensão e, por isso, iminentemente teatral. Antes da peça, Raquel S. Convida para uma visita dramatúrgica ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto, dia 16, às 15h00. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória (bilheteira.tmp@agoraporto.pt).

O mês de março chega ao fim com Mudançar é Preciso, a última sessão da temporada das Quintas de Leitura, dia 28, às 22h00, no Campo Alegre. Nesta sessão comemorativa dos 23 anos – após 255 sessões realizadas, mais de mil convidados e 55 mil espetadores – será lançado e oferecido o livro Mudançar é Preciso.

Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e on-line.

Artigo anteriorA New Dimension De Hans Zimmer Chega À Altice Arena A 27 De Abril E Regressa Em Dezembro
Próximo artigoTeatro Meridional Apresenta Bordá_lo

Leave a Reply