Viagem Medieval Em Terra De Santa Maria Decorre De 2 A 13 De Agosto

A edição XXVI da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, acontece de 2 a 13 de agosto, numa celebração a D. João I, “O da boa memória”, com 103 espetáculos diários.

O evento conta com mais de 1600 performances, 20 áreas temáticas e 6 praças de animação e leva ao público ao fim do século XIV, início do século XV, com recriações históricas de grande formato, animação pelas ruas, vários espaços completamente transformados em espelhos de outrora, com o Castelo a ganhar de novo vida.

Destaque para o regresso dos torneios medievais, com três espetáculos diários na Liça (12h30, 17h00 e 22h30), ajustados aos diferentes públicos. Para a projecção de um espetáculo de videomapping, nas muralhas do Castelo da Feira (Para lá das Muralhas), com conteúdos inéditos exibidos em três sessões diárias (22h00, 23h00 e 00h00). No interior do monumento (Castelo D’el Rei), fazem-se visitas guiadas com uma nova abordagem, centrada em conteúdos interativos (das 12h30 às 22h00).

 

O Salão Nobre da Câmara Municipal estreia-se como palco da Viagem Medieval, onde serão recriadas as icónicas Cortes de Coimbra no espetáculo Um Rei para um Reino, apresentado em cinco sessões diárias (14h00, 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00).

 

Diariamente, às 20h00, quando repicarem os sinos da Igreja Matriz, haverá Folguedo na Praça, com todas as praças do recinto convertidas num baile coletivo inédito, onde o público será convidado a dançar ao som de música medieval festiva. No claustro do Convento e Igreja Matriz, o novo espetáculo Ecos Gregorianos convida à introspeção e meditação, num ambiente intimista, onde cerca de meia centena de “monges” vão entoar canto sacro gregoriano (22h00).

 

O espetáculo de grande formato da tarde (As Bodas Reais) passa a ter duas sessões (16h00 e 18h00), mantendo-se os horários habituais dos restantes grandes formatos, com temáticas e enredos ajustados ao contexto histórico desta edição (Nuno de Santa Maria, às 21h30, e Batalha Real, às 23h30), todos no grande palco natural das margens do rio Cáster (Terreiro das Guimbras).

 

A nova Praça do Canastro, junto ao Orfeão da Feira, apresenta novas funcionalidades, como áreas convívio, animação e espaço para degustação da cerveja Viagem Medieval’23; os restaurantes medievais regressam ao recinto do evento, um no largo do Rossio e outro junto a Casa do Moinho.

As pulseiras, para todos os dias do evento custam 10 euros.

O bilhete diário tem um custo de 4 euros, de segunda a quinta-feira, e de 5 euros, de sexta-feira a domingo. As crianças até aos 5 anos inclusive não pagam.

Informações completas sobre o evento aqui.

Autor:Texto de Rosa Margarida e Elsa Furtado
Artigo anteriorConheça Os Horários Do Festival Sudoeste 2023
Próximo artigoWill Butler É Uma Das Primeiras Confirmações Do Festival Super Bock Em Stock

Leave a Reply