Visitas Gratuitas E Muitas Atividades No Dia Internacional Dos Monumentos E Sítios

“Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza” é o tema definido em 2024 pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS) para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de abril, em todo o mundo. Em Portugal, a iniciativa é promovida pelo Património Cultural, Instituto Público (PC, IP), em colaboração com o ICOMOS-Portugal.

Este ano, e até ao momento, o programa nacional conta já com mais de 200 atividades inscritas que decorrerão por todo o território continental e arquipélagos, e pretendem trazer para a reflexão e debate público a importância das práticas de conservação e restauro preconizadas na Carta de Veneza, aprovada em 1964 e adotada pelo ICOMOS em 1965, e sobre como estas se mantêm relevantes perante os atuais desafios à escala global, como as alterações climáticas, as catástrofes naturais e os conflitos.

Com este objetivo, em Portugal, as comemorações do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios” terão início no dia 17 de abril e estender-se-ão até ao dia 21 de abril, através de debates, workshops, visitas orientadas, peças de teatro, exposições, escape room, ateliers pedagógicos, caminhadas interpretativas, visitas encenadas, entre muitas outras atividades gratuitas, promovidas por entidades públicas e privadas, como museus, monumentos, autarquias, associações, entre outras.

Também nos vários espaços afetos ao Património Cultural, IP decorrerá um diversificado programa de atividades de norte a sul do país, com destaque para o Encontro Nacional “Por Amor ao Património”, no dia 18 de abril, às 9h30, na Casa das Artes no Porto, dedicado à reflexão conjunta sobre o papel dos cidadãos e das associações de defesa e valorização do património nas estratégias de mitigação das catástrofes e conflitos que o vitimam, à luz da Carta de Veneza.

Existem ainda uma série de outras iniciativas, como por exemplo no dia 18 de abril, a apresentação da banda Hardança, um projeto de música folk, às 21h30 na Concatedral de Miranda do Douro (Miranda do Douro) várias visitas noturnas em espaços como no Sítio Arqueológico de Miróbriga (Santiago do Cacém); nos Bastidores das Termas de Tongobriga (Marco de Canaveses); na Basílica Menor de Torre de Moncorvo seguida de Jogo de Pistas: “Caçadores de Tesouros” (Torre de Moncorvo); na Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta (Freixo de Espada à Cinta), entre outras acções.

Em Lisboa, destaque para uma visita guiada à obra de restauro dos painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos, no dia 18, promovida pelo Porto de Lisboa e o World Monuments Fund, que promovem uma visita guiada aberta ao público, à obra de conservação e restauro dos painéis de Almada Negreiros e das molduras em pedra, da Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos. A visita presencial decorre entre as 17h00 e as 19h00. Inscrição prévia através deste formulário.

No dia 20 de abril, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra) também dinamizará atividades com a realização entre as 15h00 e as 16h00, o workshop “Do Campo ao Laboratório – Restauro de Azulejo” e, mais tarde, às 21h00 e às 22h00, visitas guiadas intituladas a “A morte na clausura”.

O programa de atividades completo pode ser visto aqui.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorJNcQUOI Ásia: Uma Viagem Exótica E Sensorial Pelos Sabores Asiáticos
Próximo artigoTeatro Nacional De São Carlos Apresenta Dois Espetáculos Para Celebrar Os 50 Anos Do 25 De Abril

Leave a Reply