Padrão dos Descobrimentos Apresenta Exposição Dedicada Aos Descobrimentos

expo_padraoPortugal Em Descoberta – Ideias, Objetos, Novidades, Modas é a mostra que o Padrão dos Descobrimentos apresenta até 25 de abril 2016.

A mostra, sob responsabilidade científica do Prof. Doutor António Camões Gouveia, é dedicada aos Descobrimentos, e “à longa viagem por mar para atingir terras e aí gentes, animais, plantas, riquezas e diferenças!”.

Esta pretende ser uma narrativa cronológico-territorial que privilegia as paisagens humanas e civilizacionais, e inclui quadros, mapas, livros, documentos, pinturas, entre outros objetos importantes para o estudo e conhecimento desta época. Em suma, peças emblemáticas nos seus suportes, origens geográficas, temporalidades e simbologias, originalmente inscritas ou posteriormente adquiridas.

Com esta exposição, o Padrão dos Descobrimentos pretende contribuir para o conhecimento, problematização e divulgação da temática dos Descobrimentos e das suas viagens, e ao mesmo tempo dar a conhecer ao público em geral um património riquíssimo, que está distribuído por várias instituições publicas e privadas de todo o País, como Museus Municipais e Nacionais, Arquivos e Bibliotecas.

A mostra tem concepção plástica do Pintor António Viana e mediação cientifico-pedagógica da Associação dos Professores de História.

Portugal em Descoberta. Ideias, objetos, novidades, modas, pode ser vista no Padrão dos Descobrimentos, em Belém – Lisboa, todos os dias, das 10h00 às 18h00 e a partir de março das 10h00 às 19h00. Os bilhetes podem ser adquiridos localmente e custam 4 euros (a partir dos 12 anos).

Texto de Elsa Furtado

Artigo anteriorSia Sobe ao Palco do Sudoeste em Agosto
Próximo artigoInvicta.Música.Filmes. Regressa à Casa da Música

Leave a Reply