Centro Cultural da Nazaré Recebe Mostra Dedicada Às Danças Locais

Danças Que Falam Do Mar é a mostra que o Museu Dr. Joaquim Manso apresenta no Centro Cultural da Nazaré, a partir de dia 22 de abril, pelas 15h30, no âmbito do programa Nazaré Marés de Maio 2017.

A mostra centra-se “na tradição musical da Nazaré, nomeadamente nos grupos folclóricos que têm feito a sua história popular desde o início do século XX até à atualidade, patenteando como as suas danças e cantares exprimem a relação identitária da região com o Mar”, explicam os responsáveis na sua apresentação.

Se a petinga cai na rede descuidada
Vai encher o galeão
Anda viva, prateada
Aos saltinhos pelo chão.
(excerto de letra do “Vira da Nazaré”)

Ao longo da exposição é possível ver elementos do acervo documental, fotográfico, videográfico, etnográfico e artístico do Museu Dr. Joaquim Manso, bem como documentação e objetos cedidos pela comunidade e pelos vários grupos folclóricos da Nazaré.

A mostra está inserida no programa Nazaré. Marés de Maio 2017, de promoção cultural, artística e identitária da Nazaré, tendo o MAR como denominador comum e elemento aglutinador de todas as iniciativas, promovidas por várias associações e entidades públicas e privadas, e pode ser vista de 22 de abril a 21 de maio, no Centro Cultural da Nazaré, de segunda a sexta feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. E aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00.

A organização é do Museu Dr. Joaquim Manso, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, Círculo Cultural Mar-Alto, Rancho Folclórico Tá-Mar, Rancho Folclórico da Velha Guarda da Nazaré e vários particulares.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anterior3ª Edição Do Wine Fest Lisboa Decorre Amanhã
Próximo artigoAlicante Promove-se Em Lisboa Na Próxima Semana

Leave a Reply