A Magia das Mil e Uma Noites Regressa à Vila Histórica de Cacela Velha  

cacela2015Começa hoje e prolongam-se até dia 19 de julho as Noites d’Encanto, na vila história de Cacela Velha, em Vila Real de Santo António.

Nestes quatro dias, entre sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo, a cultura do Oriente marca os mais diversos recantos de Cacela Velha, com os coloridos mercados souk, salões de chá, exposições, documentários e muita música, recriando assim a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.

Junto à Ria Formosa revisitam-se os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, ainda hoje com marcas presentes hábitos e costumes de Cacela Velha.

Esta iniciativa reúne cerca de setenta artesãos de diferentes países, entre Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egito, Iraque, Brasil, Espanha e Itália, que vão dar vida ao mercado com os mais diversos produtos, como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, e com sessões de artesanato ao vivo.

No salão de chá, instalado no antigo cemitério da Vila, irão decorrer sessões de arabic chill out, jogos islâmicos, projeções de documentários e música, constituindo um verdadeiro recanto de convívio no coração de uma das mais bem preservadas aldeias históricas do Algarve.

A gastronomia terá também um espaço de relevo com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab, e não faltará animação de rua, dança do ventre, música e dança tradicional do Egito (dança tanoura) e da Síria (dança do bastão), dança espiritual Sufi, uma exposição e um concurso de fotografia.

Os finais de tarde das Noites d’Encanto serão preenchidos com conversas sobre temas tão diferentes como “Os alimentos sagrados da dieta mediterrânica” ou “As lendas das mouras encantadas no Algarve”.

As Noites d’Encanto são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), pela Ibérica – Eventos e Espetáculos e pela Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip). A entrada é gratuita.

Texto de Marta Plácido

 

Artigo anteriorSushic Já Abriu no Mercado de Algés
Próximo artigoSBSR 2015 Arranca Hoje Com um Carácter Urbano

Leave a Reply