Carne Do Solar Da Giesteira Apresentada Em Lisboa

Por Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

Uma almoço de degustação, no restaurante Populi, em Lisboa, deu a conhecer a carne bovina do Solar da Giesteira. O produtor da região do Alentejo comercializa cortes poucos habituais e veio demonstrar a sua qualidade.

Solar da GiesteiraJoaquim Freixo, do Solar da Giesteira, contou-nos, com toda a dedicação a forma única como estes animais são criados ao “ar livre”, no Montado. “As vacas alimentam-se exclusivamente a bolota e erva e circulam livremente pela herdade, num total de 1350 hectares de pastos”.  Trata-se, assim, de uma carne natural e rica em ómega 3, livre de hormonas, antibióticos ou conservantes. Esta forma de produção dá, a estes animais, “genuinidade, pureza e qualidade ímpar” referiu Joaquim Freixo.

O resultado deste equilíbrio reflete-se, depois, no prato, como pudemos constatar no almoço de degustação preparado pelo Chefe Ricardo Estevas.

Um primeiro prato de ganso redondo estufado, era suculento e saboroso. Mais interessante se torna, ao perceber que o preço do ganso redondo, por kg é de 8 a 9 euros, enquanto que o lombo atinge valores acima dos 20 euros/kg.

A mesma surpresa tivemos com a qualidade da pá assada. Ricardo Estevas explicou-nos que esta parte do vitelão esteve no lume cerca de duas horas, a cozinhar no molho e foi servida com orzotto (espécie de risoto com cevada) de cogumelos selvagens. O preço da pá é também bastante acessível quando comparadas com outros cortes da vaca.

Joaquim Freixo deu-nos ainda conta de uma das tendências do mercado em tempos de crescimento vegan: a dietas do paleolítico que apostam no consumo de proteína animal, saudável. O respeito pelo ciclo da vida, com o mínimo de intervenção humana possível faz com que esta seja uma aposta diferenciada, que acrescenta valor.

Através do site do Solar da Giesteira os consumidores podem fazer encomendas desta carne, com entrega personalizada na região de Lisboa, duas vezes por semana. Para encomendas de valor superior a vinte euros a entrega é gratuita.

O Solar da Giesteira foi criado em 1998, fruto de uma necessidade muita específica da família: ter carne de qualidade para consumo. O projeto familiar abrange várias herdades, com características especiais para a criação de gado. Aposta unicamente no sistema extensivo, com os animais a terem uma alimentação de pastagem natural com bolota.

Artigo anteriorCompanhia Da Esquina Apresenta Pinóquio
Próximo artigoTeatro Aberto Apresenta O Pai Com João Perry No Protagonista

Leave a Reply