Centenário do nascimento de Álvaro Cunhal em exposição na Biblioteca Municipal da Nazaré

cartaz_expo_Alvaro_CunhalA Biblioteca Municipal da Nazaré apresenta até 10 de novembro, a exposição itinerante  Álvaro Cunhal, uma mostra evocativa do centenário do nascimento do carismático líder do PCP, e que aborda as diversas vertentes do seu percurso multifacetado e que esteve recentemente na Festa do Avante, em setembro.

Esta mostra dá a conhecer não só a vida do homem – Álvaro Barreirinhas Cunhal, nascido em Coimbra a 10 de Novembro de 1913 – , mas também do revolucionário, do dirigente comunista, do teórico do marxismo-leninismo, do inteletual e do artista, recorrendo a imagens de época e textos impressos em painéis, levando o visitante numa viagem pela  “história de Portugal do século XX e do início do século XXI – a gesta de um povo pela sua libertação da mais longa ditadura da Europa, que soube encetar o caminho da mais avançada das democracias, tendo no horizonte a construção do socialismo”.

Álvaro Cunhal foi durante décadas líder do Partido Comunista Português, mas foi também um conceituado inteletual e autor de vários livros sob o pseudónimo de Manuel Tiago. Viria a falecer a 13 de Junho de 2005.

A exposição tem entrada livre e pode ser vista de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 e aos fins-de-semana das 15h00 às 18h00.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorVitorino atua sexta-feira em Reguengos de Monsaraz
Próximo artigoFashion Week regressa ao CascaiShopping

Leave a Reply