Coimbra Recebe Feira do Património Este Fim de Semana

feira_patrimonio_2015_chDecorre entre 9 e 11 de outubro a terceira edição da Feira Património.pt, este ano dedicada ao tema da Internacionalização do Património. O certame tem lugar no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra e aposta na internacionalização, registando um aumento de 90 por cento de expositores.

Com 72 entidades presentes em 66 stands, representativas do setor económico do património cultural, a Feira do Património é concebida e promovida pela Spira, empresa líder em Portugal de projetos de revitalização patrimonial, tendo como parceiros a Direção Regional de Cultura do Centro, o Turismo do Centro e ainda a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra. De destacar o reforço do parceiro premium, a Fundação Millennium bcp, e também do Turismo de Portugal e da DGPC/SEC e a inclusão do Grémio do Património, associação empresarial dos agentes de conservação e restauro e da reabilitação urbana.

Para além da dimensão ibérica firmada anteriormente com a Junta de Castela & Leão, a Feira recebe este ano os promotores do Salon International du Patrimoine Cultural, que decorre há mais duas décadas no Caroussel du Louvre, em Paris e onde Portugal estará representado pela primeira vez em novembro. A Espanha e França junta-se um país convidado: os Emirados Árabes Unidos, com um stand expositivo, atuações e manifestações culturais.

Querendo aproximar os cidadãos e o público mais jovem do património, o certame conta com uma programação diversa, cruzando a arte contemporânea com a herança patrimonial através de duas instalações de Cristina Rodrigues, artista radicada em Inglaterra. A música também marca presença com os concertos da Orquestra Clássica do Centro e do Ensemble Capella Sanctae Crucis junto à capela-mor da igreja; atuações a cargo da Música Portuguesa A Gostar Dela Própria e espetáculos de fado de Coimbra, entre outros.

A vertente de debates, reflexão crítica e criação de novas oportunidades de negócio foi também reforçada através de diversos encontros e de um seminário internacional dedicado à Internacionalização do Património.

A Feira está aberta entre as 11h00 e as 23h00 e os bilhetes têm o custo de 2 euros para 1 dia e de 5 para os 3. Os valores estão sujeitos a descontos vários e podem ser adquiridos no local.

Texto de Alexandra Gil

Artigo anteriorLadrões do Tempo assaltam hoje o Musicbox
Próximo artigoAs Músicas do Teatro e Cinema Português em Esta Vida é Uma Cantiga

Leave a Reply