De Matrix a Bela Adormecida reúne figurinos de António Lagarto para ver no MUDE

Screen Shot 2014-12-12 at 01.45.35O piso 3 do MUDE – Museu do Design e da Moda – Coleção Francisco Capelo apresenta desde ontem, a exposição De Matrix a Bela Adormecida, com figurinos de António Lagarto, centrando-se em particular sobre o seu trabalho como figurinista, desenvolvido desde 1984.

O principal objetivo desta exposição é dar a conhecer ao público a multiplicidade e variedade do trabalho de António Lagarto e da sua criatividade e exigência estética onde são apresentadas algumas das peças que marcam o seu longo e diversificado percurso, e que fazem a história dos figurinos e também da cenografia dos últimos 50 anos.

Durante este período, António Lagarto corporalizou várias figuras do universo dramatúrgico não só nacional como internacional, vestindo os mais importantes atores, atrizes e bailarinos nacionais, assim como internacionais.

Expõem-se cerca de 200 figurinos completos, perfazendo um total aproximado de 300 peças, desde trajos a adereços de cabeça, jóias e sapatos, complementados por 30 fotografias que contextualizam o figurino na sua determinação de espaço envolvente. O obsessivo perfeccionismo e a profunda imaginação/fantasia de António Lagarto fazem de cada trajo uma narrativa temporal e espacial.

A exposição organizada em torno de seis hipotéticos núcleos revela o riquíssimo universo de referências, da arquitetura à escultura/instalação, ao design, à literatura.

Pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorAmor e Informação de Caryl Churchill Estreia no Teatro Aberto
Próximo artigoTeatro Griot apresenta As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino no Teatro do Bairro

Leave a Reply