Electric: A Virtual Reality Exhibition Para Ver Em Serralves

A exposição Electric: A Virtual Reality Exhibition, com curadoria de Daniel Birnbaum, organizada pela Acute Art, estará patente na Galeria Contemporânea de Serralves, no Porto, até ao dia 24 de maio.

Esta exposição, que originalmente reuniu obras da Städelschule Architecture Class (SAC), R. H. Quaytman, Nathalie Djurberg & Hans Berg e Anish Kapoor, foi adaptada para Serralves de forma a mostrar uma obra de Olafur Eliasson, artista atualmente em exposição no Museu e no Parque de Serralves, e um projeto em realidade aumentada de Koo Jeong A apresentada no Parque de Serralves.

Electric, exposição de realidade virtual, conta com uma seleção de trabalhos de artistas emergentes e consagrados, que exploram este novo meio de ângulos radicalmente diferentes.

The Third Glass [O terceiro vidro], um objeto espaço-digital da SAC baseado na obra seminal de Marcel Duchamp The Large Glass [O grande vidro], é a lente ideal através da qual se podem ver estes diferentes trabalhos, uma metáfora perfeita para as novas possibilidades da arte.

Em + x, Chapter 34, R. H. Quaytman recorre à imagética oculta da artista Hilma af Klint — concebida para conduzir o observador a diferentes níveis de consciência para além dos que conhecemos do ilusionismo bidimensional e da realidade tridimensional — para criar vislumbres de outro universo.

Anish Kapoor, R. H. Quaytman, Nathalie Djurberg & Hans Berg usam a realidade virtual como forma de levar a sua prática para uma nova dimensão. Construídas a partir de motivos e técnicas recorrentes nas respetivas obras dos artistas, estas experiências imersivas levam o observador por percursos desconcertantes através de mundos fictícios.

A exposição pode ser visitada, de segunda à sexta, das 10h00 às 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00. O Bilhete Museu tem um custo de 12 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorBiblioteca Nacional Dedica Exposição Ao Poeta Al-Mu’tamid
Próximo artigoReMuseu: Lisboa Vai Ter O Primeiro Museu Da Reciclagem

Leave a Reply