Exposição De Eduardo Gageiro Para Ver Na Cordoaria Nacional

Factum é o título da exposição do fotógrafo Eduardo Gageiro, patente ao público no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa.

A exposição mostra uma seleção alargada de cerca de 170 fotografias de Eduardo Gageiro, um dos mais notáveis fotógrafos portugueses que acompanhou criticamente acontecimentos, modos de vida e personalidades diversas da história recente do país.

Para esta exposição foram realizadas novas e cuidadas digitalizações, tratamentos de imagem, ampliações e impressões de todas as fotografias selecionadas, a partir dos seus negativos originais. Destacam-se, neste âmbito, algumas das imagens mais relevantes do dia 25 de Abril de 1974, entre outras séries de trabalhos, que mostram o país nas suas várias vicissitudes políticas, sociais e culturais, desde a década de 1950 até 2023: trabalho nas fábricas, no campo, na construção civil, emigração, repressão policial do Estado Novo, manifestações populares, revolução, religião, bastidores da política, personalidades várias, entre outros assuntos. A fotografia mais recente foi tirada na manifestação de 25 de abril de 2023.

A mostra pretende “dar conta da excecionalidade ética do seu olhar perante diferentes realidades e oportunidades, relevando a importância das suas imagens para uma reflexão mais ampla sobre a história recente de Portugal e sobre a fotografia enquanto índice factual de realidade, acontecimento e de vida”.

No âmbito desta exposição, será editado um catálogo com ensaio de Sérgio B. Gomes e design de Pedro Falcão.

A mostra é organizada pelas Galerias Municipais, no âmbito das Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

A exposição está patente até ao dia 5 de maio de 2024 e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com entrada livre.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorRock In Rio Lisboa Anunciou Ne-Yo
Próximo artigoRota Das Amendoeiras Em Flor Está De Regresso Até Março

Leave a Reply