Exposição itinerante de arqueologia na Quarteira

expo_quarteiraEntre as idas à praia, vale a pena fazer um pequeno intervalo e focar a atenção no nosso património histórico. Em Quarteira, na Praça do Mar, está patente a exposição Quem nos Escreve desde a Serra. Uma mostra itinerante de arqueologia, sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro provenientes das serras de Mú e Caldeirão.

Na Península Ibérica, há cerca de 2500 anos, os povos do Sul de Portugal e da Andaluzia criaram uma escrita própria da língua falada na região, a escrita do Sudoeste, cujos vestígios se concentram na serra do Algarve.

Com esta exposição, organizada pela Câmara Municipal de Loulé e pelo projeto Estela, pretende-se divulgar os materiais arqueológicos provenientes do concelho de Loulé e dar a conhecer a investigação realizada sobre este período. A escrita do Sudoeste é uma realidade histórica de cariz excecional, uma imagem de marca da serra e um símbolo privilegiado da herança histórica do Algarve, pois trata-se da primeira manifestação de escrita da Península Ibérica que ainda hoje está por decifrar.

Quem nos Escreve desde a Serra  já esteve patente ao público em Salir, Benafim (Penina) e Ameixial e pode agora ser visitada na Quarteira, até ao dia 31 de agosto.

Texto de Tânia Fernandes

 

Artigo anteriorDo Holocausto à Salvação: A Mulher que Ajudou a Salvar Milhares de Judeus já está nas livrarias
Próximo artigoDrácula regressa ao cinema em Outubro

Leave a Reply