Festa Do Jazz No CCB Este Fim De Semana

O Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém recebe este fim de semana a 18ª edição da Festa do Jazz português!, que devido ao contexto da Pandemia, não vai ter público presencial, sendo em compensação transmitida em direto na RTP Palco, e com todos os conteúdos disponíveis gratuitamente nesta plataforma.

A iniciativa é organizada pela Associação Sons da Lusofonia (ASL) com direção artística do músico Carlos Martins.

A programação de hoje arranca com o lançamento do Livro Festa do Jazz, com presença de José Dias, Gonçalo Frota e Carlos Martins.

A programação de dia 13 de setembro, domingo, arranca com o debate “Portugal, Jazz e a questão racial” com Mamadou Ba (SOS Racismo), Maria João e Selma Uamasse.
O Jazz tem na sua génese uma forte ligação às comunidades negras, aos seus ritmos e formas de interpretação musical. Neste debate pretende-se recuperar essas referências históricas, trazendo-as para a atualidade de forma a reflectir sobre o momento atual que vivemos no que diz respeito às questões raciais mas também de diferença de género.

Em termos de programação musical, durante dois dias, o CCB recebe uma enorme variedade de artistas e propostas musicais. Pelo palco do Pequeno Auditório passam Tomás Marques QuartetoAndy Sheppard Quarteto, o projeto Volúpias + Rodrigo PinheiroJoão Barradas a solo, Susana Santos Silva e Angélica Salvi Duo, Sound of Desire (trio de Ricardo Toscano) e ainda um encontro de grandes músicos de jazz no panorama português Carlos Martins / João Paulo Esteves da Silva / Carlos Bica / João Lobo.

De destacar a Homenagem a Bernardo Sassetti com participação de João Mortágua (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano) e os seus acompanhantes de sempre, Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) assim como a sessão de encerramento no dia 13 de setembro, pelas 22H00, com Maria João e Carlos Bica.

A Festa do Jazz 2020 volta a incluir na sua programação o Encontro Nacional de Escolas, permitindo que os jovens novos talentos do jazz nacional possam mostrar o seu trabalho e valor, integrados numa programação de excelência. JB Jazz Clube, Art’J – Jobra, JAHAS Rockschool Porto, Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Bemposta, ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Universidade Lusíada de Lisboa e Universidade de Évora são as escolas que participam desta iniciativa na edição deste ano.

Na Festa do Jazz 2020, tal como tem acontecido nas edições anteriores, serão atribuídos os Prémios RTP / Festa do Jazz consolidando a parceria entre a Associação Sons da Lusofonia e a RTP, que promove a música improvisada portuguesa e dá a conhecer ao público os melhores músicos nacionais de cada ano.

Esta edição realiza-se com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, DGArtes, Centro Cultural de Belém (CCB) e DST Group e, através da recolha de donativos via website Associação Sons da Lusofonia, que revertem a 100% para o fundo, contribui para o Fundo de Solidariedade com a Cultura.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorTeatro Nacional De São Carlos Dedica Noite A Mozart
Próximo artigoPassatempo Regresso Às Aulas 2020: GoGo SqueeZ

Leave a Reply