Festival Amadora Jazz traz David Murray Quartet A Portugal

A 12ª edição do Festival Amadora Jazz regressa entre os dias 9 e 12 de maio, entre o Recreios da Amadora, o Cineteatro D. João V e o Auditório de Alfornelos e tem lugar no contexto das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril “Amadora, Cidade de Abril”.

Em 2024 o festival apresenta um cartaz cuidadosamente selecionado e em linha com as comemorações dos 100 anos de Luis Villas-Boas e as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o festival procura continuar a atrair a atenção nacional e a posicionar a cidade como um destino imperdível para os amantes do jazz”.

Entre os espectáculos desta 12ª edição do Amadora Jazz, surgem os nomes de alguns dos artistas mais importantes do panorama musical nacional e internacional, como David Murray Quartet, Isabel Rato Quinteto, Júlio Resende com a apresentação do projecto Fado Jazz, Lokomotiv de Carlos Barretto, Mário Delgado, José Salgueiro e Ricardo Toscano. Ainda será tempo de ouvir o projecto GeraJazz.

9 de Maio, 21h00 – Recreios da Amadora – Isabel Rato Quinteto
10 de Maio, 21h00 – Recreios da Amadora – Júlio Resende Fado Jazz “Filhos da Revolução” 
10 de Maio, 23h00 – Auditório de Alfornelos – LOKOMOTIV
11 de maio, 21h00 – Recreios da Amadora – David Murray Quartet

Em 2024 assinala-se um duplo centenário com muito significado no panorama do jazz nacional: o nascimento de Luís Villas-Boas (1924-1999) – considerado o “pai” do jazz em Portugal – e o primeiro concerto de jazz efetuado no país por um grupo estrangeiro, a Pan-American Ragtime Band, ocorrido em 1924 no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Para celebrar essa dupla efeméride, a 12ª edição do Amadora Jazz recebe no dia 11 de maio um programa completo criado pela Égide – Associação Portuguesa das Artes –, evento que integra uma exposição de pintura pelo artista plástico Xico Fran, a apresentação do livro Luís Villas-Boas, o pai do Jazz em Portugal, de João Moreira dos Santos, e ainda a atuação do sexteto Syncopators, que recria a música do primeiro grupo de jazz norte-americano a tocar em Portugal, em 1927. Todo o programa acontece no Cineteatro D. João V, tendo entrada gratuita e limitada à lotação da sala.

Programa
16h00 – Inauguração da exposição 100 Anos de Jazz em Portugal, de Xico Fran.
16h30 – Apresentação do livro Luís Villas-Boas, o pai do Jazz em Portugal, de João Moreira dos Santos.
17h00 – Atuação do sexteto Syncopators: Moisés Fernandes (cornetim), Alexandre Castaldo (saxofone-soprano), Ricardo Sousa (trombone), Cláudio Campos (guitarra e banjo), José Amoreira (contrabaixo) e Martim Correia (bateria).

Os bilhetes do Amadora Jazz estão à venda online e no local duas horas antes do início dos concertos, sendo que os seus preços variam entre os 10 e os 20 euros.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorSabores De Luz: A Gastronomia E A Magia De Lisboa No Restaurante Clorofila Do Hotel Lumen
Próximo artigoFestival O Sol Da Caparica 2024 Anunciou Primeiros Artistas Do Cartaz

Leave a Reply