Festival da Paisagem 2014 anima Municípios do Território Geopark Naturtejo durante o mês de Maio

Festival da Paisagem_Final (1)Tal como acontece em 59 geoparques por toda a Europa, também os municípios que constituem o Geopark Naturtejo, sob o selo da UNESCO, dedicam um mês à paisagem, à cultura local, à sustentabilidade ambiental, aos patrimónios e aos produtos da terra, com uma ´serie de atividades num num programa diversificado com início a 15 de maio.

As localidades de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, unem-se nesta iniciativa como um único território que oferece experiências diferenciadoras e bem estruturadas, num inteligente e sustentável, único na região, de promoção territorial, em Portugal e nos mercados turísticos internacionais.

Este ano o destaque vai para os sabores tradicionais, com a organização do I Festival Gastronómico Sabores do Rio organizado pela Freguesia de Santana, Nisa, onde não faltarão os sabores, os produtos da terra e a descoberta do património à beira Tejo.

Para além disso, o Festival da Cereja de Montes da Senhora oferece também um passeio turístico pelo concelho de Proença-a-Nova e um desfile de trajes tradicionais feitos com materiais reciclados, em Sobreira Formosa.

O Festival do Borrego de Rosmaninhal é já uma referência regional que atrai multidões a esta localidade da raia para provar as mil e uma maneiras de confecionar o borrego certificado da região.

Os percursos pedestres e as visitas temáticas são já uma referência do Festival da Paisagem. Por montanhas imensas destaca-se a referência do pedestrianismo que é a GeoRota do Orvalho, mas também os Trilhos do Estreito pela Grande Rota do Muradal-Pangeia. Igualmente aliciantes são as propostas em Vale de Souto, Madeirã e Isna, em Oleiros, e Espinho Grande, em Proença-a-Nova.

Nas visitas temáticas destaque-se o “Caminho da Diabólica” ,em Monsanto, e  “O Barrocal é nosso. Pedras com Identidade”, uma iniciativa em Castelo Branco criada a partir de um projecto desenvolvido pela Naturtejo para a cidade.

A pensar no público escolar, estão previstos diversos programas educativos, com destaque neste âmbito para o teatro infantil Minérios organizado em Idanha-a-Nova e a “Festa do Ambiente” em Vila Velha de Ródão, em colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO e o Fórum Português de Geoparques.

O Festival da Paisagem 2014 encerra com a organização do I Congresso Nacional de Turismo Rural, sob o tema “Turismo, Território e Património”, que irá decorrer em Oleiros nos dias 20 e 21 de Junho, mas que se desenvolve, descentraliza e se multiplica em iniciativas, numa escala nacional, já a partir do dia 15 de Maio, com o Encontro Regional de Turismo Rural, organizado com o apoio das entidades regionais de Turismo Porto e Norte de Portugal e Algarve, em Viana do Castelo e Loulé, respectivamente.

Texto de Susana Sena Lopes

Artigo anteriorFundação Rui Osório de Castro organiza exposição beneficiente na Cidadela Art District
Próximo artigoTomba Lobos no Tivoli Terraço

Leave a Reply