Festival D’Onor Arranca Amanhã Em Bragança

Arranca amanhã e decorre até dia 23 a primeira edição do Festival D’Onor que vai animar a região de Bragança, com entrada e campismo gratuito.

O programa desta primeira edição inclui experiências gastronómicas, atividades culturais e desportivas, e uma “Ronda Cultural”.

O programa foi pensado para um público-alvo diversificado. Para quem gosta de atividades desportivas, no sábado, dia 22 de julho, às 8h00, realiza-se o 96.º Passeio Pedestre Enzonas, em pleno Parque Natural de Montesinho.

Pelas 16h00 é a vez da “Ronda Cultural”, uma visita guiada, ao som de uma arruada de gaiteiros da região, onde os habitantes locais serão os verdadeiros protagonistas. Durante a visita vão explicar, passo-a-passo, todas as tradições seculares de Rio de Onor, como a Vara da Justiça ou as histórias de contrabando e de fronteira.

No domingo, pelas 9h00, tem lugar o I Passeio de Automóveis Antigos e Desportivos, o passeio inicia-se no centro histórico de Bragança, segue por Puebla de Sanábria (Espanha) e termina em Rio de Onor, onde se poderá contemplar os carros clássicos com mais detalhe.

Pelas 15h00 realiza-se uma homenagem a Juan Prieto Ximeno, gaiteiro (já falecido) de Rio de Onor que se destacou no panorama musical. Nesta homenagem participam vários grupos que se inspiram no trabalho de Juan Prieto Ximeno. Em palco, estarão cerca de 170 gaiteiros, de Portugal e Espanha, representando os três géneros de gaitas-de-fole ibéricas: a galega, a sanabresa e a transmontana/mirandesa. As atuações estão a cargo da Escola de “Gaiteiros e Tocadores da Lombada”, da banda de Gaitas ‘As Portelas’ (Lubián), dos Gaiteiros do Conservatório de Música de Bragança, dos Gaiteiros do Conservatório de Música de Puebla de Sanábria e dos Socos dal Conceio, um grupo local.

Nestes três dias, as noites do festival iniciam-se com um jantar comunitário e são animadas com concertos para todas as idades, aliando a música tradicional a um estilo mais contemporâneo. Os grupos musicais são provenientes de Portugal e Espanha. Destaque para as atuações dos Galandum Galundaina (sábado, 23h00), um dos mais afamados grupos de música tradicional do país, Alberto Jambrina & Pablo Madrid (sexta, 22h30) uma banda espanhola de música tradicional, Zíngarus (sexta, 00h00), um grupo brigantino que dá uma roupagem moderna aos temas tradicionais, e “Gira Disco” (domingo, 22h30), de Paulo Meirinhos, um projeto a solo de música experimental baseada nos sons mais típicos de Trás-os-Montes. Os Djs “Chega na Hora” (sexta, 01h30) e DJ Gaiteirinho (sábado, 00h30) fazem uma fusão musical entre as músicas mais tradicionais e as contemporâneas, num período de transição. Para os gostos mais contemporâneos, o Festival D’Onor leva a palco DJ Kapnoc (sexta, 03h00), DJ Tiago Melo (sábado, 02h00), e DJ V’GUESS (sexta, 00h00), jovens talentos brigantinos.

Durante todo o festival os visitantes podem ficar instalados no Parque de Campismo Local (o camping será gratuito, das 14h00, do dia 21, às 12h00, do dia 24) ou nas várias unidades hoteleiras rurais e da cidade (a pouco mais de 20 km).

 A aldeia de Rio de Onor fica  no Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança, e o festival é organizada pela associação local “Montes de Festa”, com o apoio do Município de Bragança, esta iniciativa pretende divulgar e valorizar o património material e imaterial da aldeia e atrair jovens e turistas para Rio D’Onor.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anterior70 Anos Da Pão De Forma Celebrados Em Festival Internacional VW Em Corroios
Próximo artigoFestival Músicas Do Mundo 2017 Arranca Hoje Em Porto Covo

Leave a Reply