Francesinha na Baixa está de regresso ao Porto

francesinhaÉ já a partir de hoje que se realiza a 4.ª edição do Encontro de Gastronomia Francesinha na Baixa, na Praça D. João I, no Porto. Durante onze dias será apresentada esta iguaria da cozinha tripeira, confecionada de vinte formas distintas por cinco das mais famosas cervejarias do Porto, para harmonizar com as cervejas artesanais Super Bock.

A criatividade e o segredo da confeção das francesinhas são da autoria do BB Gourmet, do Café Santiago, do Capa Negra, do Cufra e do Porto Beer. Francesinha com bacon em pão de cruz, francesinha de carne assada, francesinha especial com bife, ovo e batata frita, são algumas das propostas mais tradicionais, mas surgem também opções como francesinha de carnes brancas, francesinha vegetariana e a francesinha do mar, com atum, salmão fumado, gambas e delícias do mar, propostas inovadoras que não deixarão os curiosos indiferentes.

Para acompanhar, sempre e em exclusivo, a cerveja Super Bock. Da original à coleção de cervejas artesanais Super Bock Seleção 1927, que integra a Imperial Stout, a Cascade Blond Lager, a Munich Dunkel, a Bavaria Weiss e a Japanese Rice Lager.

A Francesinha na Baixa vem encerrar a temporada de 2015 dos Encontros de Gastronomia Super Bock, lançando o desafio de reinterpretação da francesinha a alguns mediáticos chefes de cozinha que estarão presentes neste festival, como Hélio Loureiro (Seleção Portuguesa de Futebol, dia 11 de setembro, 21h30), Marlene Vieira (Avenue, Lisboa, dia 5 de setembro, 21h30), João Pupo Lameiras (Bacalhau, Porto, 4 de setembro, 21h30) e Sandra Pinto (finalista do Chef´s Academy, 12 de setembro, 21h30).

A inauguração da Francesinha na Baixa realiza-se hoje às 19h00 e estará a decorrer até 13 de setembro, do meio-dia à meia-noite. A entrada tem um custo de 3 euros por pessoa, com direito a uma cerveja. De segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00, a entrada é gratuita. As crianças até aos 12 anos também têm entrada gratuita em todos os dias do festival.

Ainda a decorrer, na Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães, está o festival Encontros de Gastronomia Super Bock Guimarães nas Artes.
Até ao próximo domingo, 6 de setembro, três restaurantes e uma pastelaria apresentam diferentes propostas gastronómicas, com valores ente 1 e 12 euros, para harmonização com as cervejas artesanais Super Bock Seleção 1927.

Os restaurantes Antigo Nora do Zé da Curva, o Dan José, o Florêncio e a pastelaria Clarinha garantem os sabores mais tradicionais da cozinha minhota, ficando a reinterpretação do receituário para as sessões de cozinha ao vivo protagonizadas por chefes como Filomeno Nogueira, chefe executivo dos hotéis Guimarães e Fundador, António Loureiro, “Chefe Cozinheiro do Ano 2014”, do hotel Mélia Braga, Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, de Famalicão, Rui Martins, chefe do restaurante Ralenti, do Hotel Rali Viana, de Viana do Castelo.

A entrada no Guimarães nas Artes tem um custo de 4 euros por pessoa, com direito a uma cerveja, com entrada livre para crianças até aos 12 anos.

Por Marta Plácido

 

Artigo anteriorBoyce Avenue no Coliseu no Coliseu dos Recreios a 24 de Outubro
Próximo artigoSugestões para as Vindimas: Colheita 2015

Leave a Reply