Gaitas de foles, flautas celtas e sapateado trazem a lenda celta ao Coliseu de Lisboa

Celtic LegendsReportagem de Madalena Travisco e Joice Fernandes

Por razões relacionadas com as datas da tournée, o espetáculo que viaja por todo o mundo mostrando a música e as danças irlandesas ocupou o palco do Coliseu dos Recreios na noite de 8 de janeiro. Os Celtic Legends, verdadeiros embaixadores da essência da cultura irlandesa, anunciaram-se ao som caraterístico da gaita de foles. Quando se junta o som do violino, apresentam-se os dançarinos num sapateado frenético que conjuga os sons tradicionais e contemporâneos.
O tradicional sapateado, que fixa o olhar nas pernas e pés bem sincronizados dos dançarinos, faz de elo de ligação entre os diferentes ambientes do folclore irlandês, desde as canções tradicionais, aos sons da guitarra, do violino, da gaita de foles, dos tambores ou de flautas celtas.
Felizes por estarem numa sala tão bonita como a do Coliseu, brincaram com o sotaque irlandês na saudação ao público:  “You don’t speak Irish?”. Mais tarde, puxaram pela audiência referindo que quando os Irlandeses estão felizes, batem palmas, quando os irlandeses estão felizes, trauteiam com o pé no chão, quando os irlandeses estão felizes, gritam dois prolongados “ús. 
A partir desse momento, a acompanhar as flautas e os tambores celtas nos vários ritmos irlandeses, houve outros “instrumentos de percussão” fazendo tremer o chão do Coliseu, entre palmas sincronizadas com uivos mais ou menos afinados.”Uuuuuh-Uuuuuh!

This slideshow requires JavaScript.

Artigo anteriorO Bairro de Ana Bacalhau e Júlio Resende Amanhã na Fábrica do Braço de Prata
Próximo artigoEntre Lisboa e Nova Iorque n’O Bairro de Ana Bacalhau e Júlio Resende

Leave a Reply