In My Own Language I Am Independente Em Serralves

A exposição In My Own Language I Am Independente, de Carla Filipe, está patente ao público nas galerias do Museu, no mezanino da Biblioteca e no terraço do restaurante de Serralves, e reúne obras produzidas ao longo de cerca de duas décadas.

A mostra, organizada pela Fundação de Serralves, com a curadoria de Marta Moreira de Almeida, está patente de 24 de março a 10 de setembro de 2023.

Carla Filipe (Vila Nova da Barquinha, Portugal, 1973) é uma artista multidisciplinar, autora de uma obra que explora criticamente a relação entre objetos de arte, cultura popular e ativismo. Ancorado no desenho, em experiências pessoais e numa aceção da autobiografia enquanto arquivo experimental da contemporaneidade, o seu processo criativo resulta da apropriação de artefactos e de documentos com que é construída uma forma própria de retrato social e, simultaneamente, de autorretrato.

O título da exposição é retirado de uma inscrição da própria artista numa imagem do seu arquivo fotográfico e mistura dois idiomas — o inglês e o português — algo muito característico e recorrente no seu trabalho. Sem preconceitos e com uma grande liberdade, Carla Filipe erige uma plataforma de criação e de análise única sobre as transformações políticas, económicas, sociais e culturais do passado e do presente, através de um pensamento sem fronteiras geográficas.

Aproximando-se das metodologias da antropologia, Carla Filipe observa, recolhe, entrevista e documenta vestígios de narrativas individuais e coletivas, interpelando de modo idiossincrático as discursividades convencionadas acerca do passado recente e da própria atualidade. Neste processo, aborda conteúdos tão transversais quanto as noções de território, trabalho, propriedade, memória, identidade ou representação

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 20h00, até dia 30 de abril de 2023.

O bilhete para visitar a Fundação de Serralves custa 20 euros e só o museu 12 euros, e pode ser adquirido no local ou online. A entrada, no primeiro domingo de cada mês, das 10h00 às 13h00, para residentes em Portugal, é gratuita.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorSuper Bock Super Rock Anunciou The Offpring E The Legendary Tigerman
Próximo artigoSumol Summer Fest Anunciou Wiz Khalifa

Leave a Reply