Jazz na Culturgest – Songbird de Luís Figueiredo e João Hasseblerg – Ciclo ‘Jazz +351’

image006 (2)No Pequeno Auditório da Culturgest, no próximo dia 6 de abril, Luís Figueiredo e João Hasseblerg apresentam Songbird, um projeto de tocar canções de terceiros, tirando-lhes as palavras e a voz, numa ponte entre o jazz e a música ligeira.

Em Songbird Vol. 1#, a dupla reúne nomes fundamentais de vários quadrantes da música popular : de Beatles a Sting, de Sérgio Godinho a Chico Buarque.

Primeiro com o baixo elétrico e depois centrando a sua atenção no contrabaixo, João Hasselberg estudou na escola do Hot Clube e depois ingressou no Conservatório de Amesterdão. Em 2007, Hasselberg alcançou o terceiro lugar na Competição Internacional de Jazz de Bucareste, apresentou-se nas semifinais do concurso Keep an Eye Jazz Award, em 2009, e ocupou o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos 2011 na categoria Jazz Combo.

João Hasselberg colabora com diferentes artistas e projetos nacionais e internacionais; é professor de contrabaixo na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Após um percurso como sideman, estreou-se como compositor e líder com o aclamado álbum Whatever You’re Seeking, Won’t Come in the Form You’re Expecting, a que se seguiu Truth Has to be Given in Riddles.

Com formação clássica de piano no Conservatório de Coimbra e na Universidade de Aveiro e estudos de jazz na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, do Hot Clube de Portugal, Luís Figueiredo lidera o seu próprio trio, com um disco editado, “Manhã”, integra o quarteto Lado B e colabora com nomes como Jorge Moniz e Luísa Sobral. A transversalidade da linguagem musical de Luís Figueiredo tem-lhe valido também a participação em projetos não somente musicais, mas também ligados ao teatro e ao cinema, como músico, compositor e performer. Desde 2006, para além de professor de Piano, Jazz Combo e Estudos de Jazz, é ainda estudante de Doutoramento em Música (Jazz Performance / Etnomusicologia), na Universidade de Aveiro, onde é tutorando de Susana Sardo e Mário Laginha.

Os bilhetes custam 5 euros e estão á venda na bilheteira da Culturgest.

Texto de Ana Filipa Correia

Artigo anteriorTerror Em Exposição Na Bedeteca Da Amadora
Próximo artigoLivros Sem Fronteiras É O Tema Do Festival Livros a Oeste De 2016

Leave a Reply