Arbre De Vie De Joana Vasconcelos Para Ver Em Paris

A artista plástica Joana Vasconcelos foi, pela segunda vez, convidada a expor num monumento francês. Depois do Palácio de Versalhes, Joana Vasconcelos, criou agora a Árvore da Vida (Arbre de Vie), para a Sainte-Chapelle de Vincennes, em Paris.

A exposição, com curadoria de Jean-François Chougnet, em colaboração com o Centre des Monuments Nationaux (CMN) e no contexto da Temporada Portugal – França 2022, estará patente de 14 de setembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023.

A partir do loureiro em que a Dafne de Bernini se tornou, na sua demanda pela autodeterminação, a artista plástica criou uma sumptuosa com 13 metros de altura, 354 ramos e mais de 110.000 folhas bordadas à mão, muitas delas adotando o Canotilho tradicional de Viana do Castelo.

site-specific criada em diálogo com a arquitetura e os vitrais do lugar – por cujo castelo passaram figuras como o Marquês de Sade e Mata Hari – presta ainda tributo a Catarina de Médici, responsável pela sua finalização e pela plantação de milhares de olmos no bosque em seu redor. Desenvolvida durante o confinamento da pandemia, esta Árvore da Vida é também uma afirmação de vida e sustentabilidade, apontando a ligação entre terra e céu.

Também no âmbito da Temporada Portugal-França, a artista nacional irá participar na conferência “REBOOT: Artistic Sustainability – Beyond Green”, no Le Carreau du Temple, em Paris, no dia 9 de setembro de 2022, a partir das 9h00.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorFestival F Fechou A Programação E Divulgou Os Horários
Próximo artigoSugestão De Leitura: O Engenheiro Da Morte Com Selo Gradiva

Leave a Reply