Júlio Resende: Portas Da Percepção Para Ver Em Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel acolhe até 9 de outubro, a exposição Júlio Resende: Portas da Percepção, com 33 obras originais do «Mestre da arte contemporânea portuguesa», incluindo o estudo original preparatório do fresco, do Palácio da Justiça do Tribunal Judicial de Penafiel.

A exposição retrata a multiplicidade e pluralidade de técnicas utilizadas pelo autor ao longo do seu vasto percurso artístico, tão diversas como aguarela, pastel, óleo, cerâmica, escultura e fresco.

Júlio Resende: nasceu em 1917, no Porto, sendo autor de uma obra de pintura vastíssima, desenvolvida entre os anos 30 do século XX e a primeira década do século XXI. Concluiu a sua formação em Pintura em 1945, na Escola de Belas Artes do Porto, onde seria docente entre 1958 e 1987. Realizou inúmeras exposições no país e no estrangeiro, tendo iniciado, em 1934, a participação em exposições coletivas, e um trajeto individual em 1943.
Nome maior da arte contemporânea portuguesa, foi distinguido com relevantes prémios e várias condecorações ao longo da sua carreira. Realizou uma vasta obra pública com trabalhos em técnicas muito diversas, que vão da cerâmica ao fresco, do vitral à tapeçaria, instalados em espaços de norte a sul de Portugal. Para além disso, ilustrou obras literárias e executou cenários e figurinos para teatro, bailado e espetáculos de grande impacto.
Sobre a sua rica e diversificada produção debruçaram-se os principais críticos e historiadores de arte portugueses, mas também importantes escritores e poetas. A criação do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende foi um dos principais projetos a que se dedicou a partir do final do século XX, inaugurado em 1997 na margem do Douro, em Gondomar, junto à casa-atelier do artista.
Júlio Resende faleceu aos 93 anos de idade, a 21 de setembro de 2011, na sua casa em Valbom, Gondomar.

A exposição pode ser visitada, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. O preço do bilhete é de 2 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorTindersticks Regressam A Portugal Em Maio
Próximo artigoÀ Procura De Anne Frank Em Livro

Leave a Reply