Junho nos Parques de Sintra com Atividades para Todos os Gostos e Idades

mouros_13O mês de junho promete ser cheio de atividades e animação nos Parques de Sintra, com variadíssimas propostas para miúdos e graúdos.

No sábados, 7 de junho e 21 de junho, às 9h30, a Quintinha de Monserrate promove sessões de Horticultura Biológica, com duração de 4h30 por sessão, os três módulos têm o preço de 60 euros e ensinam como pode ser cultivada uma horta de frutos e legumes diversificados.

Segue-se à Conquista do Castelo, no sábado, 14 de junho, 15h00, no Castelo dos Mouros, permite conhecer a história do local, com equipas de mouros e cristãos. Para famílias com crianças dos 6 anos aos 12 anos, o preço é de 8 euros por participante.

Um workshop de plantas aromáticas e medicinais terá lugar nos sábados 14 e 28 de junho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, na Quintinha de Monserrate, para aqueles que procuram conhecimentos para ter em casa uma pequena produção de plantas aromáticas ou iniciarem um projeto agrícola em Plantas Aromáticas e Medicinais. O preço por participante em cada sessão é de 20 euros.

O projecto BIO+Sintra convida as famílias a conhecer o meio aquático, invertebrados nas linhas de água e a forma como a qualidade da água afecta a sua vida, promovendo um workshop sobre o Ecossistema Água, no domingo, 15 de junho, às 10h00, Quintinha de Monserrate. Para maiores de 6 anos, a participação é gratuita.

No âmbito do Projeto BIO+Sintra será promovido um workshop de anilhagem e caixas-ninho no sábado, 21 de junho, 10h00, no Parque de Monserrate, que visa proporcionar aos paticipantes acompanhar todo o processo de anilhagem de aves, aprender a distinguir as espécies capturadas, “sempre que possível”, a determinar o sexo e idade das ave, e construir caixas-ninho, destinadas a aumentar a disponibilidade de locais de nidificação para algumas aves da Serra de Sintra. A participação é gratuita.

O workshop, sem construção de casas-ninho, vai decorrer também na quarta-feira 25 de junho, às 9h30, no Roseiral do Parque de Monserrate. A entrada é gratuita (mediante aquisição de bilhete para o Parque de Monserrate).

Palácio de Monserrate - Sintra
Palácio de Monserrate – Sintra

No domingo, 29 de junho, às 15h00 no Parque da Pena vai haver uma Caça ao Tesouro Real, numa “aventura repleta de enigmas e pistas por descobrir que desvenda o nosso património natural e edificado”. O preço por participante é de 8 euros.

Nos Jardins do Palácio de Queluz terão lugar apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, todas as quartas-feiras às 11h00, com a duração de 20 a 30 minutos. O preço no lugar na bancada é de seis euros por adulto, e três euros por criança (suplemento ao bilhete para o Palácio ou Jardins de Queluz)

Todos os dias, entre as 10h00 e as 17h00 pode ser visitada a exposição Melhores Imagens do BIO+Sintra, na Info Parques de Sintra (gratuito) e Palácio de Monserrate (bilhete para o Parque e Palácio de Monserrate).

Aos sábados e domingos, entre as 15h30 e as 16h30, na Info Parques de Sintra é transmitido o documentário “A Sinfonia”, produzido no âmbito do projeto BIO+Sintra, com entrada livre e que apresenta “dez importantes valores naturais, pela voz de biólogos especialistas”.

Todos os dias, no Parque da Pena, são realizados passeios a cavalo ou de ponéi. Os passeios a cavalo podem ter duração  entre 30 e 90 minutos, ou 3h00 e 6h00, enquanto para as crianças os passeios num pónei treinado para o efeito e acompanhados por um guia, podem durar cerca de 15 minutos. O preço dos passeios a cavalo é de 10 euros /30 min, 25 euros/90 min, 50 euros/3h, 100 euros/6h (acresce o bilhete de entrada no Parque da Pena) e dos passeios de pónei 5 euros/15 min (acresce o bilhete de entrada no Parque da Pena).

canopy_11Por outro lado, de quinta-feira a domingo e feriados, 10h00 – 16h30, no Parque da Pena são realizados passeios de charrete no Parque da Pena, com um percurso entre o Vale dos Lagos e o Chalet da Condessa d’Edla, passando pela Quinta da Pena e o Jardim da Condessa d’Edla, que podem ser livres ou acompanhados por um guia especializado. O passeio pode incluir até seis adultos, ou quatro adultos e quatro crianças, tem a duração de 20 minutos e é gratuito para crianças até aos três anos, 2 euros/até 18 anos, 3,50 euros/adultos (suplemento ao bilhete para o Parque da Pena).

Às terças e sextas-feiras, às 10h00, sábados e domingos, às 12h00 nos Jardins do Palácio de Queluz têm lugar exibições de Falcões e Visita à Exposição de Falcoaria. O preço é de sete euros por adulto e 3,50 euros crianças (suplemento ao bilhete para o Palácio ou Jardins de Queluz).

Todos os dias no Palácio da Pena é possível visitar a exposição Vitrais e Vidros: Um Gosto de D. Fernando II, que apresenta um conjunto de vitrais dos séculos XIV a XIX, no qual se inclui o mais antigo vitral conhecido em Portugal. O preço do bilhete é o bilhete para o Palácio da Pena.

Também todos os dias, na Encosta do Castelo dos Mouros, é possível ver de cima a floresta de Sintra, com o Sintra Canopy, que “permite deslizar por entre plataformas junto às copas das árvores (em alturas variáveis, até 30m), em percursos até cerca de 1 quilómetro através de cabos e recorrendo à técnica de slide. Não exige esforço físico nem destreza particular e pode ser realizado por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade”.

Por Catarina Delduque
Fotos de Tânia Fernandes e Elsa Furtado
Artigo anteriorExposição Daqui Parece uma Montanha inaugura hoje no CAM
Próximo artigoBulldog Gin abre Pop Up Store na Embaixada

1 Comentário

Leave a Reply