Museu Nacional Do Azulejo Apresenta Exposição De Andreas Stöcklein

O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, apresenta a mostra Sobre a Linha do Horizonte. Andreas Stöcklein na colecção Ratton.

É uma exposição antológica, integrando cerca de 30 obras da coleção Ratton, que se realiza por ocasião da comemoração dos 40 anos de vida e atividade em Portugal de Andreas Stöcklein, artista alemão nascido em Essen, em 1957.

Ao iniciar-se, em 1983, na arte do azulejo através de trabalhos de restauro e reprodução, Stöcklein depressa começou a desenvolver formas de expressão própria, reveladoras de uma reflexão erudita e de um domínio absoluto sobre matérias, texturas, cores, ornatos e figurações.

Do Barroco à Subversão foi o título da sua primeira exposição individual na Galeria Ratton, em 1990, anunciadora de todo um programa de reinvenção, a partir de dentro, do azulejo em Portugal. Ao longo das últimas décadas, continuou a desenvolver em permanência o seu projeto artístico, fazendo mover cercaduras, quebrando limites de quadrículas, alterando os espaços das arquiteturas habitadas pelos seus azulejos.

Em conjunto com a Galeria Ratton, recebeu, em 2000, o Prémio Jorge Colaço de Azulejaria pelo trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e em 2017 o prémio SOS Azulejo de melhor obra artística pela intervenção no Túnel do Quebedo, em Setúbal.
Coincidindo com a abertura da presente exposição, ser-lhe-á entregue o Prémio Obra de Vida do SOS Azulejo.

A exposição pode ser vista até ao dia 28 de abril de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, sendo a última entrada às 17h30.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorWim Mertens E Francisco Sassetti No Misty Fest 2023
Próximo artigoPorto/Post/Doc Apresenta Mais De 130 Filmes

Leave a Reply