No final de Maio o Centro do Jazz é em Coimbra

Screen Shot 2014-05-12 at 22.37.36O Festival Jazz ao Centro regressa a Coimbra entre 29 de maio e 1 de Junho. A 12ª edição de um dos mais importantes festivais do género acolhe vários nomes nacionais e internacionais do Jazz.

Ao todo, são seis os espaços onde decorre o evento: Teatro Académico de Gil Vicente, Museu Nacional Machado de Castro, Centro Cultural D. Dinis, Mosteiro de Sta. Clara-a-Velha, Casa Museu Bissaya Barreto e Salão Brazil.

A organização destaca em comunicado que, esta opção reflete “a preocupação de aproveitar da melhor maneira as características específicas dos referidos espaços e as condições acústicas que os mesmos oferecem”.

No dia 29 de maio (quinta-feira), o evento arranca às 19h00 com o guitarrista Luís Antero e o pecurssionista João Pais Filipe. Às 22h00 é a vez do grupo Chibanga Groove (liderado pelo trompetista Johannes Krieger), que traz consigo o convidado guineense Ibrahima Galissa, tocador de kora (instrumento africano de cordas).

No dia seguinte, às 19h00 atua o pianista americano Matthew Shipp, autor do recente trabalho Piano Sutras. Às 22h30 é tempo de um segundo concerto dos Chibanga Groove, mais uma vez acompanhados de Ibrahima Galissa.

O fim-de-semana arranca às 20h00 com o Théo Ceccaldi Trio (violino, violoncelo e guitarras), acompanhados pela contrabaixista Joëlle Leandre, e às 22h00 entra em palco o pianista alemão Joachim Kühn, veteraníssimo no patriarcado do Jazz. Às 23h45 é a vez de Stefan Pasborg “Free Moby Dick”, um projeto de free jazz criado por dois músicos dinamarqueses, um finlandês e um lituano.

No dia 1 (domingo), o festival termina com os portugueses Lisboa String Trio. Os músicos José Peixoto (guitarra), Carlos Barretto (contrabaixo) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa) trarão consigo o recente trabalho Matéria, com a sua fusão de sons tradicionais e melodias contemporâneas.

Os bilhetes custam entre 5 e 8 euros e estão à venda nos locais dos espetáculos ou em diversos pontos da cidade de Coimbra.

Texto de Tiago Espinhaço Gomes
Artigo anteriorArte Plural lança em Portugal 100 Receitas para Bebés de Christine Bailey
Próximo artigoMáscaras Fizeram A Festa Na Baixa Lisboeta

Leave a Reply