Outubro Traz Música Barroca Aos Parques E Monumentos De Sintra

Os Parques e Monumentos de Sintra vão celebrar o mês de outubro com uma agenda à altura: recheada e vibrante.

Em Queluz estão de regresso as Noites de Queluz – Tempestade e Galenterie, ao Palácio Nacional. O ciclo de música barroca marca o início da Temporada de Música 2016/2017, uma parceria da Parques de Sintra com o Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, que contempla também os ciclos “Serões Musicais no Palácio da Pena” e “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, no Palácio Nacional de Sintra.

Com direção artística de Massimo Mazzeo, as Noites de Queluz propõem uma viagem aos séculos XVII e XVIII, altura em que a música acompanha a transição entre o barroco e o rococó. A estreia moderna mundial da Serenata L’Endiminone faz as honras de abertura deste ciclo, que incluirá a realização de nove concertos que se estendem até 29 de outubro.

palácio penaA pensar mais nas famílias, destacam-se as atividades do dia 15 de outubro às 10h30, em que os mais pequenos poderão conhecer a história do Palácio Nacional da Pena em “Como se faz um Palácio”, uma peça de teatro de marionetas que alia artes plásticas, pedagogia e música.

No sábado 15 de outubro tem lugar o programa “Do Parque à Tapada: a Natureza em Sintra e em Mafra”, às 10h00 na Tapada de Monserrate, e às 15h30 na Tapada de Mafra. O programa inclui visita a Sintra e a Mafra, e dá a conhecer a diversidade de ecossistemas do Parque Natural de Sintra – Cascais – área protegida à qual pertence a Tapada de Monserrate – e a magnífica floresta antiga e autóctone que caracteriza a Tapada Nacional de Mafra. O preço é de 13 euros por participante, e requer inscrição prévia para a Parques de Sintra.

No dia 22 de outubro, às 15h00, o destaque vai para o regresso do “Jardim dos Jogos” aos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, uma atividade que convida os participantes a envolverem-se em jogos de época, à descoberta da resposta a um mistério com centenas de anos…

Para quem gosta de meter as mãos na terra, a Quintinha de Monserrate recebe, nos dias 22 e 29 de outubro, quatro sessões teórico-práticas dedicadas às “Plantas Aromáticas e Medicinais”, que permitirão aos participantes aprender os passos mais importantes no cultivo e produção destas plantas.

 

 

 

Autor:Texto de Ana Filipa Correia / Foto de Elsa Furtado
Artigo anteriorSandro Norton Convidou E Gary Burton Fez-nos Vibrar
Próximo artigoAs Aventuras Do Capitão Miau Miau Para Ver No Teatro Esfera

Leave a Reply