Sines: Teatro do Mar apresenta este fim-de-semana intervenção performática “Tristânia”

Inspirada nas obras Taxandria (1994), filme de Raoul Servais, e Memórias do Eterno Presente (1997), banda desenhada de Schuiten & Peeters, a intervenção performática Tristânia convida a embarcar na perspectiva ficcional do mundo enclausurado na inércia de um Eterno Presente, um tempo onde nada funciona, onde é proibido lembrar.

Através da exegese das obras e de estudos realizados em torno da relação do Homem com o conceito de Tempo e a importância da preservação da História e da Memória, nasce esta criação de interior composta por um conjunto de instalações/quadros temáticos dispersos pelo espaço de exposições do Centro de Artes de Sines.

Para o espectador, “Tristânia” pode, assim, ser tanto o sonho do qual resulta uma realidade como a realidade que sobrou de um sonho. Com uma forte componente plástica e performática, apelando directamente aos sentidos e à viagem emocional, o Teatro do Mar pretende com esta intervenção, para além do estimulo à reflexão sobre a condição actual do homem perante a sua evolução, retratar alguns dos referenciais históricos de Sines e ao mesmo tempo aproveitar o potencial deste espaço da cidade estimulando a sua vivência de uma forma menos habitual mas que, espera, se revele intensa e memorável.

Com produção da Associação Contra-Regra/Teatro do Mar, a performance conta com a participação da comunidade local e dos alunos das Oficinas das Artes Cénicas do Teatro do Mar. “Tristânia” pode ser vista Sábado, dia 01, pelas 21h30, e Domingo, dia 02, pelas 19h00. As entradas são livres.

Texto de Ângela Nobre

Artigo anteriorCoro de Câmara de Lisboa celebra Natal no Museu do Oriente
Próximo artigoChris Hawtin expõe na Galeria Art Lounge em Lisboa

Leave a Reply