Slow J, Rae Sremmurd E Metro Boomin Levaram O Público Ao Delírio No Sudoeste

Reportagem de António Silva, Tânia Fernandes e Inês Lopes

Metro Boomin
Metro Boomin

O hip-hop dominou o cartaz do terceiro dia festival Sudoeste com L7nnon, Slow J, Rae Sremmurd e Metro Boomin.

O cantor e compositor brasileiro L7nnon abriu o palco principal. Além de contar sucessos em nome próprio, como “Abre a Porta”, “Algumas Frases” ou “Freio da Blazer” o rapper participou, este ano, pela segunda vez no popular projeto Poesia Acústica.

O público vibrou com as populares incursões do cantor no funk com “Desenrola Bate Joga de Ladin” e “Sei Que Tu Gosta Muito”.

Slow J

Slow J repôs a tranquilidade no recinto do Sudoeste. Com um concerto muito maduro, o músico português fez-se acompanhar de uma banda que proporcionou belos momentos musicais.

A guitarra portuguesa acrescentou uma sonoridade nacional distinta.
O concerto abriu com “Fam” e uma mensagem muito especial: “Estamos em casa, estamos em família”.

Entrou de seguida um convidado especial, Papillon para o acompanhar em “Nada a Esconder”. Depois de “Comida”, seguiu-se “Não Me Mintas” em que a guitarra portuguesa ganhou evidência.

Slow J foi falando com o público ao longo do concerto. Perguntou quem é que já tinha ouvido falar dele e foram muitas as respostas afirmativas.

A esses deixou um “Love, love, love. Para os outros, é um prazer e espero que curtam o espetáculo”.

Quem vinha à procura de euforia, baixou os ânimos. Mergulhou em zonas mais cinzentas com “Às Vezes”. Mas acordou toda a gente com “Vida Boa”, aquela mensagem de esperança que foi reforçada com a partilha que fez de seguida, quando contou que esteve três vezes no festival Sudoeste, a acampar e a assistir aos concertos como qualquer um dos outros.

“Acredito que alguns de vocês vão fazer o mesmo caminho. Este é o meu sonho. Estamos aqui no palco principal. Os sonhos são coisas frágeis. Quando um amigo vos apresentar um sonho, reguem esse sonho!”. Selou a mensagem com a música “O que é que eu quis”.

A banda saiu toda de palco. Slow J voltou a entrar primeiro, apenas  com uma guitarra elétrica. Apresentou-nos “Serenata”.

A banda volta depois para um último set de músicas que todos conheciam e acompanharam: “Teu Eternamente”, “Water” (tema de Richie Campbell que conta com a participação de Slow J) e “3,14”, (canção de Sam The Kid e Slow J).

Deixou um anuncio importante no final do concerto: vai dar um concerto na Altice Arena, no próximo ano, a 8 de Março de 2024.

Rae Sremmurd

Seguiu-se a atuação de Rae Sremmurd, uma dupla americana de hip hop composta pelos irmãos Khalif “Swae Lee” Brown e Aaquil “Slim Jxmmi” Brown.

O público conhece bem temas como “No Type”, “This Could Be Us”, “Black Beatles” e “Powerglide”. Ao vivo, cruzam o palco com grande energia, sempre a pedir ao público para cantar e pular com eles. O apelo ao moshpit fez-se ouvir várias vezes.

Os irmãos Brown são conhecidos pela sua capacidade de animar a multidão e não desanimaram na Zambujeira do Mar. “Voámos 12 horas para estar aqui convosco” disseram no início do concerto, admitindo mais tarde que esta era “a maior festa do mundo”.

Traziam um novo album Sremm 4 Life, cujos temas foram apresentando ao longo da atuação, como “Not So Bad (Leans Gone Cold)”. Passaram ainda por temas donhecidos, de outros nomes do hip hop como “Unforgettable” de French Montana ou “Sunflower” que um dos irmãos (Swae Lee) assina com Post Malone. No final, com “Black Beatles” Swae Lee desceu ao fosso e fez questão de estar perto dos fãs a cantar.

Metro Boomin

Um único artista, sozinho em palco, com recurso à tecnologia ocupou o horário nobre da noite.

O produtor musical Metro Boomin ficou atrás da mesa de mistura e fez soar os seus conhecidos beats. Ganhou popularidade aos trabalhar com uma variedade de artistas, como Future, Drake, Travis Scott, Kanye West, 21 Savage, Migos, Lil Wayne e Nicki Minaj.

Na sua atuação, no palco do festival Sudoeste, juntou à musica uma componente audiovisual forte e o público acompanhou-o com entusiasmo.

Foi uma espécie de DJ, no âmbito do hiphop, a culminar numa sessão de grandes êxitos como “Creepin'” (que reúne The Weeknd e 21 Savage), “Mamacita” (de Travis Scott), Father Stretch My Hands, Pt. 1 (de Kanye West), Congratulations (de Post Malone), Superhero (de Heroes & Villains) e “Til Further Notice” (de Travis Scott).

Conhecido pelo seu ambiente descontraído e pela sua atmosfera festiva o festival Sudoeste encerrou a sua 25ª edição, este sábado, com a atuação de dois conhecidos DJs: Hardwell e Steve Aoki.

Esta edição contou com uma programação diversificada, com artistas de diferentes estilos musicais, como rock, pop, hip hop, eletrónica, sem esquecer os artistas nacionais.

Recorde a primeira noite de Festival Sudoeste 2023:

25 Anos De Sudoeste: Xutos E Pontapés Na Celebração E Evolução Do Festival

Artigo anteriorComendatio Music Fest 2023: Uma Celebração Do Prog
Próximo artigoViagem Medieval Em Terra De Santa Maria Da Feira Relembrou Tempos De D. João I

Leave a Reply