Underdogs Apresenta Nova Exposição Coletiva Na Lisnave Em Almada

A plataforma Underdogs e a Câmara Municipal de Almada inauguram no dia 13 de abril, a exposição coletiva, Portais do Tempo, nos antigos estaleiros da Lisnave, com um programa cultural concebido pelo Iminente.

Com curadoria de Pauline Foessel, esta exposição, que integra as comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, reúne obras originais dos artistas Ana Malta, Fidel Évora, Inês Teles, Márcio Carvalho, Pedro Gramaxo, Petra.Preta e Raquel Belli, criadas a partir dos trabalhos dofotógrafo Alfredo Cunha, autor das famosas séries fotográficas dedicadas à Revolução dos Cravos e à descolonização portuguesa.

Estes sete artistas, da primeira geração que não viveram o 25 de Abril pessoalmente, mas que cresceram com a revolução na consciência coletiva, foram convidados a escolher, refletir e a dialogar com a obra de Alfredo Cunha, convidando os visitantes a entrar neste portal do tempo e oferecendo uma leitura nova e pessoal destas imagens e do passado. Cada uma das peças criadas, compostas por lonas de escala monumental (7×12 metros), procura oferecer “uma leitura nova e pessoal” dos acontecimentos vividos pelo fotógrafo, da revolução e do seu significado nos dias de hoje.

A inauguração está marcada para o dia 13 de abril, às 14h30, e estão previstas duas visitas: uma com a curadora e os artistas, às 15h00, e uma encenada com a performer Isabel Costa e Polido, às 16h00. A exposição estará patente até ao dia 13 de julho 2024.

A mostra pode ser visitada das 15h00 às 19h00, às quintas e sextas-feiras, e entre as 10h00 e as 19h00 aos sábados, domingos e feriados. A entrada é livre.

Já o programa cultural, concebido pelo Iminente, inicia-se no dia 21, com um workshop de serigrafia, que se repete a 15 de junho. Segue-se um segundo workshop, mas de fotografia, a 18 de maio e 13 de julho; uma maratona fotográfica, a 19 de maio; um espetáculo-oficina, com apresentações a 12 e 26 de maio, 1 de junho e 7 de julho; e mais visitas encenadas, a 13 e 28 de abril, 5 de maio e 9 de junho.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorTeatro São Luiz Apresenta Os Demónios Não Gostam De Ar Fresco 
Próximo artigoSanta Casa Jazz Fest Ocupa Convento De São Pedro De Alcântara De 24 A 28 De Abril

Leave a Reply