Vergílio Ferreira – Escrita(s) Para Ver Na Biblioteca Nacional

Vergílio Ferreira – Escrita(s) é a mostra que o público pode ver a partir de hoje, na Sala de Referência da Biblioteca Nacional,  em Lisboa.

A exposição hoje inaugurada assinala o Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira (Melo, 1916 – Lisboa, 1996), e apresenta em destaque a documentação do espólio do escritor, incorporado a partir de 1998, no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea, por doação dos seus herdeiros.

Nesta exposição procura-se dar relevo ao(s) processo(s) de escrita do escritor a partir de algumas das suas obras ficcionais, como o O Caminho Fica Longe, Manhã Submersa, ApariçãoPara Sempre, Na Tua Face e Alegria Breve – e ensaísticas – Invocação ao Meu Corpo, Interrogação ao Destino, Malraux e “Da Fenomenologia a Sartre”, ensaio que abre a edição portuguesa de O Existencialismo é um Humanismo, de Jean Paul Sartre.

A mostra apresenta também e associa cartas, fotografias, citações, ora sugerindo o enquadramento do escritor no seu universo relacional, ora assinalando reflexões próprias sobre a sua “arte”, a escrita, e a “arte” alheia.

O último núcleo da exposição evoca a relação do autor com vários artistas plásticos e as suas obras.

Vergílio Ferreira – Escrita(s) pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h30 às 19h30, e sábado das 9h30 às 17h30, até 14 de janeiro, com entrada livre.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorPassatempo: Gala Equestre Lusitanus Show – Resultados
Próximo artigoC!nderella Promete Encantar Os Mais Pequenos Na Malaposta

Leave a Reply