A Blue Note comemora 75 anos com estreia no iTunes

blue_note75 anos depois da sua fundação, a editora jazz Blue Note chega ao iTunes. O aniversário é o pretexto para o lançamento de uma secção nesta plataforma digital.

O novo espaço iTunes.com/BlueNote reúne num único local não só os novos trabalhos editados como também o seu vastíssimo catálogo jazz. Além disso, estão disponíveis mais de 100 álbuns Mastered for iTunes, replicando as condições técnicas de som pretendidas inicialmente pelos músicos e produtores.

Don Was, presidente da editora, vai apresentar o podcast mensal gratuito “Now Hear This: Blue Note Records”. Segundo ele, este projeto é “uma mudança muito importante na forma como os fãs descobrem, adquirem e apreciam a nossa música”. Ao mesmo tempo, é também disponibilizada ainda uma rádio online – Blue Note Radio – com as melhores composições publicadas nos seus 75 anos de história.

Foi no ano de 1939 em Nova Iorque que, pela mão de Alfred Lion, Francis Wolf e Max Margulis, se inicia o percurso daquela que se viria a tornar uma das mais emblemáticas editoras do jazz. O nome deriva da blue note, uma nota musical tocada num pitch ligeiramente abaixo dos tons base da escala maior (geralmente um semitom ou ainda menos).

Ao longo destes 75 anos passaram por aqui alguns dos melhores artistas mundiais, como o saxofonista John Coltrane, o pianista Thelonious Monk ou o trompetista Miles Davis. Mais recentemente, a Blue Note foi casa dos pianistas Chick Corea e Brad Mehldau ou das cantoras Dianne Reves e Norah Jones.

Nós, os amantes do jazz, estamos muito agradecidos por este grande percurso. Venham (pelo menos) mais 75!?

Texto de Tiago Espinhaço Gomes

Artigo anteriorVila Nova de Foz Côa recebe Festival do Vinho do Douro Superior
Próximo artigoJazz im Goethe-Garden regressa ao Campo Mártires da Pátria em Julho

Leave a Reply