Biblioteca Nacional Relembra A Descoberta Do Túmulo De Tutankhamon Na Imprensa Portuguesa

Até 5 de abril de 2023 a Biblioteca Nacional relembra a descoberta do túmulo de Tutankhamon na imprensa Portuguesa na mostra Tutankhamon Em Portugal – Relatos na imprensa portuguesa 1922-1939, com entrada gratuita. 

A descoberta do túmulo de Tutankhamon, a 4 de novembro de 1922, foi noticiada pela imprensa internacional, de forma inusitada, tornando este faraó, o arqueólogo responsável pelo achado, Howard Carter, e o seu patrocinador, Lord Carnarvon, sobejamente conhecidos de milhões de leitores.

Ironicamente, Tutankhamon era um dos faraós menos conhecidos da história egípcia e Howard Carter um arqueólogo sem créditos firmados que, assim, de um dia para o outro, passaram da obscuridade para as páginas dos periódicos.

Esta extraordinária descoberta arqueológica foi profusamente divulgada pela imprensa portuguesa que, principalmente nos anos de 1923 e 1924, acompanhou com interesse o que se passava no Vale dos Reis, no distante Egito. A forma como esta descoberta foi divulgada e o interesse que gerou na sociedade portuguesa ilustram bem a profunda relação existente entre a comunicação social e a história/arqueologia.

Entre 1922 (ano da descoberta do túmulo) e 1939 (ano da morte de Howard Carter), 28 periódicos portugueses publicaram 234 notícias, de diferentes tipos (desde curtas e pouco desenvolvidas notícias de agência até reportagens desenvolvidas e ilustradas), sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon e os diversos eventos a ela associados.

A mostra resulta de um projeto de investigação, no âmbito da receção do Egito Antigo, intitulado Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939). O projeto recolheu e analisou todas as notícias publicadas, entre 1922 e 1939, nos periódicos portugueses, sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon, mostrando como a imprensa portuguesa acompanhou os trabalhos arqueológicos.

No âmbito da exposição, realizar-se-á todas as quintas-feiras, de 5 a 26 de janeiro de 2023, e a 1 de fevereiro de 2023 (quarta-feira), das 17h30 às 19h30 horas, o curso livre De Tutankhamon a Carter à Tutmania e Mumiamania, cujas sessões serão conduzidas por José das Candeias Sales e Susana Mota. Participação mediante inscrição prévia para o email: projectotut@gmail.com.

A exposição pode ser vista até 5 de abril, na  Sala de Referência da Biblioteca Nacional, de segunda a sexta feira, das 9h30 às 19h30; e sábados, das 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorComic Con Portugal Recebe Sean Maguire A 8 E 9 De Dezembro
Próximo artigoTeatro Do Bairro Apresenta FAZER Um Alfabeto de Aniversários De Gertrude Stein

Leave a Reply