Bodies – A Exposição Que Correu O Mundo Para Ver Agora No Porto

Bodies

São 8 corpos e mais de 100 órgãos que fazem parte da mostra Bodies (Corpos em português). Está aberta para visita até dia 31 de dezembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Controversa e educativa. São dois adjetivos usados mundialmente para descrever a exibição que foi banida na França e repudiada nos Estados Unidos da América. Contudo, há algo que não se pode negar, o elevado fator pedagógico da exposição que mostra o corpo humano tal como ele é.

Estamos a falar de corpos e órgãos reais, preservados utilizando a técnica de plastinação. Este processo extrai todos os líquidos orgânicos do corpo, como sangue, e substitui com líquidos sintéticos, como o silicone e acetona. O resultado é a total preservação do corpo, sem necessidade de grande manutenção e sem os maus cheiros característicos dos preservantes comuns.

A exposição do Porto está dividida por secções, de forma a explicar o funcionamento do sistema nervoso, muscular, esquelético, circulatório, respiratório e reprodutor. Entre órgãos saudáveis, encontram-se órgãos com patologia aparente. Melhor do que qualquer livro, é a prova direta do impacto que os hábitos na saúde das pessoas.

A mostra pode ser visitada até 31 de dezembro, das 10h00 às 19h00, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Os bilhetes custam 10 euros para adultos, as crianças pagam 8 euros, assim como pessoas com mobilidade reduzida, estudantes e maiores de 65 anos. Os bilhetes família para 2 adultos e 1 criança custam 25 euros e para 2 adultos e 2 crianças custam 32 euros, e podem ser adquiridos no local e online.

Depois do Porto, a exposição viajará até Lisboa, onde estará no Alvaláxia Shopping, de 13 de junho a 31 de março de 2024 e mais tarde, de junho a setembro, estará no Algarve.

Autor:Por Ana Vieitas (Texto e Fotos)
Artigo anteriorGreta Van Fleet Iluminou O Campo Pequeno Com Uma Noite De Rock Clássico
Próximo artigoThe Wall – Pink Floyd’s Rock Opera – O Tributo De Música, Dança E Vídeo

Leave a Reply