The Wall – Pink Floyd’s Rock Opera – O Tributo De Música, Dança E Vídeo

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

The Wall
The Wall - Pink Floyd's Rock Opera

Está a ser um bom ano para os fãs de Pink Floyd. Em março aplaudiram o controverso concerto de Roger Waters, e agora podem assistir à ópera rock de homenagem ao álbum The Wall.

The Wall – Pink Floyd’s Rock Opera é o nome do espetáculo que chegou esta quinta-feira a Lisboa. Volta a ser apresentado esta noite, 8 de dezembro, no Campo Pequeno.

Segue viagem para o Porto, para duas apresentações na Super Bock Arena a 9 e 10 de dezembro.

The Wall é o álbum icónico dos Pink Floyd, lançado em 1979. Este trabalho conceptual e ambicioso é uma obra-prima do rock progressivo. Conta a história de Pink, um músico fictício, desde a sua infância conturbada até à sua alienação na idade adulta.

O décimo primeiro álbum de estúdio da banda britânica é conhecido pela sua abordagem inovadora e pela fusão de diferentes estilos musicais. Este espetáculo, tocado e cantado ao vivo, traduz no movimento e na coreografia contemporânea, canções memoráveis, como “Another Brick in the Wall”, que critica o sistema de educação ou “Comfortably Numb”, que expressa a alienação emocional de Pink. Fiel aos temas originais, o espetáculo incorpora diferentes elementos de rock psicadélico e progressivo.

A temática central de The Wall explora a construção de barreiras emocionais e sociais, simbolizadas pelo muro que o protagonista ergue em torno de si mesmo. A experiência traumática de Pink é simbolizada pelos “tijolos” que compõem o muro, representando os eventos que o isolam do mundo.

Neste espetáculo temos blocos brancos que os bailarinos montam e desmontam e nos quais o corpo se apoia ou afasta. Há uma forte componente audiovisual, com imagens recolhidas em tempo real, ampliadas numa tela de fundo.

O espetáculo conta com 10 bailarinos, 7 músicos e 5 cantores que dão voz e movimento às mensagens de The Wall.

The Wall é uma obra completa que transcende os limites de um álbum tradicional de música. Este espetáculo explora o conceito em coreografias que traduzem emoções e estados de espírito dos personagens. Intenso, mas sempre dentro da exaltação que os temas dos Pink Flyd transmitem.

Este é um testemunho do poder duradouro da criatividade e inovação que os Pink Floyd trouxeram ao mundo da música, com este álbum.

Artigo anteriorBodies – A Exposição Que Correu O Mundo Para Ver Agora No Porto
Próximo artigoPearl Jam Atuam Dia 13 De Julho No NOS Alive

Leave a Reply