Fernando Brito E Amanhecer Do 25 De Abril De 1974 Em Exposição Na Culturgest

Associando-se às comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a Culturgest, em Lisboa, apresenta, de 2 a 28 de abril, a obra Mapa Orográfico do Território Português, à escala 1:625000, sujeito às condições luminosas do dia 25 de Abril de 1974, às 08h00, 1999-2009, da autoria de Fernando Brito, e com curadoria de Bruno Marchand.

Às 8:00 de 25 de Abril de 1974, Portugal era a incógnita perfeita, o poema-país pronto a ser escrito. Desse momento mítico, deixa-nos o artista Fernando Brito um desenho: o recorte da irrepetível luz daquela manhã a rasar os acidentes estremunhados do território nacional.

A obra pertence à Coleção da Caixa Geral de Depósitos, tendo sido adquirida ao artista, em 2022, no âmbito das aquisições realizadas a artistas de média carreira ainda não representados na Coleção.

Exposta pela primeira vez, em 2009, na exposição Ich bin ein Baixinher, no Chiado 8 – Arte Contemporânea, em Lisboa, com curadoria de Bruno Marchand, a instalação tinha sido pensada e escrita em 1999 num pequeno caderno de apontamentos que faz parte do processo de trabalho que o artista tem vindo a desenvolver. Nesse início, a obra era apenas a ideia descritiva que a frase do título indicava.
Posteriormente, a obra ganhou a sua materialidade. Através de um molde em látex de um mapa topográfico à escala 1:625000 do território nacional – continente e ilhas –, que se encontrava em todas as escolas primárias no Estado Novo, o artista fez incidir um foco de luz que simula o amanhecer do dia da Revolução do 25 de Abril de 1974. Nesta narrativa histórica e precisa, o artista congela o momento em que o país via a luz da liberdade e a imensidade das suas possibilidades, “numa paródia assumidamente crítica em torno de processos de aproximação e afastamento relativamente a algumas imagens características da vanguarda histórica.” (Cristina Campos).

A obra pode ser vista de 2 a 28 de abril, de terça a domingo, das 11h00 às 18h00, na Galeria 2 da Culturgest, com entrada gratuita.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorPhil Campbell And The Bastard Sons De Volta a Portugal Para Dois Concertos
Próximo artigoObras Da Japonesa Yayoi Kusama Em Exposição No Museu De Serralves

Leave a Reply