Obras Da Japonesa Yayoi Kusama Em Exposição No Museu De Serralves

A maior retrospetiva europeia jamais realizada da artista japonesa Yayoi Kusama está no Museu de Serralves, no Porto, até ao dia 29 de setembro – Yayoi Kusama: 1945 — Hoje.

Yayoi Kusama, de 95 anos, surgiu como ícone cultural global do séc. XXI ao persistir na sua intransigente visão vanguardista. Ao longo das últimas sete décadas, esta artista refinou uma singular estética pessoal, a par de uma filosofia de vida fundamental.

Com cerca de 160 trabalhos, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, instalações e materiais de arquivo, esta exposição explora a carreira de Kusama desde os seus primeiros desenhos, feitos na sua adolescência durante a Segunda Guerra Mundial, às suas obras de arte imersivas mais recentes.

Organizada cronologicamente e por temas, esta retrospetiva conduz os visitantes através da produção criativa de toda uma carreira, dividida por grandes tópicos: Infinito, Acumulação, Conectividade Radical, Biocósmico, Morte e Força de Vida.

A exposição foi concebida e organizada pelo M+ de Hong Kong em colaboração com a Fundação de Serralves e o Museu Guggenheim de Bilbau e tem a curadoria de Doryun Chong e Mika Yoshitake, com a colaboração de Isabella Tam.

A exposição pode ser vista até ao dia 29 de setembro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 20h00.

O bilhete para visitar a Fundação de Serralves custa 24 euros e pode ser adquirido no local e online. A entrada, no primeiro domingo de cada mês, das 10h00 às 13h00, para residentes em Portugal, é gratuita.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorFernando Brito E Amanhecer Do 25 De Abril De 1974 Em Exposição Na Culturgest
Próximo artigoSlava’s Snowshow: A Experiência Mágica Está De Regresso A Lisboa

Leave a Reply