Já à venda estão as primeiras seis garrafas, cujos rótulos apresentam caricaturas dos seis primeiros gloriosos – Cosme Damião, Eusébio, Coluna, Mário João, Shéu e Humberto Coelho – vindo acompanhadas de um poster A3 com a respetiva imagem caricaturada do atleta. Os trabalhos, esses têm a assinatura do cartoonista Ricardo Galvão, responsável por toda a coleção de 35 garrafas, a ser lançada de seis em seis meses, em lotes de seis diferentes unidades, ao longo de três anos.
À boa maneira das coleções de cromos, o suspense mantém-se até ao abrir do tubo que envolve a garrafa. Sair uma repetida é sempre uma possibilidade e uma saudável desculpa para trocar de garrafa com os amigos, caso se queira completar o lote.
A fazer jus à excelência dos retratados, o enólogo Paulo Laureano selecionou um vinho com castas de Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet, que depois de fermentado em lagares estagiou doze meses em barricas de carvalho francês e quase dois anos em garrafa. O néctar alentejano apresenta notas de frutas negras em compota que se mesclam com as de especiaria, conferindo-lhe profundidade e elegância ao aroma.
Este DOC Alentejo Paulo Laureano Premium Escolha Tinto 2010, desenhado em exclusivo para o projeto, custa 13,99 e está à venda na Megastore do Benfica, em algumas Casas do Benfica em Portugal e no estrangeiro e ainda em várias garrafeiras selecionadas. Quer a Paulo Laureano Vinus quer o Sport Lisboa e Benfica abdicam de parte dos lucros, que revertem a favor da Fundação Benfica.
Texto de Alexandra Gil